A autolista branca (lista branca automática) consiste em todos emails para os quais cada conta envia mensagens entrarem automaticamente nessa lista branca. Isso se deve ao fato de se considerar que, se a pessoa está enviando emails para tais endereços, é porque são legítimos. Nunca se recomenda responder emails de "spammers" (aqueles que enviam propagandas em massa) ou "scammers" (golpistas que enviam emails maléficos de vírus e "phishing"/golpes, para tentar roubar seus dados).
Pode ser útil apagar dados da autolista branca caso uma conta seja abusada, ou seja, usada por spammers para enviar emails, pois nesse caso, teria muitos emails indevidos alocados em lista branca decorrentes dos envios indevidos.
O painel de administração de e-mails fica do lado direito superior do site https://www.lucanet.com.br, clicando no botão "Painéis e Ajuda", seguido da opção "Painel E-mails".
No menu lateral, clique em "Filtragem/Configurações", você pode desativar este recurso.
Ainda, em "Filtragem/Configurações/Autolista branca", vejamos como consta a exibição que, por padrão, após a escolher a data e clicar em "Buscar", exibe todas as entradas do domínio.
Todos estes são endereços que entraram na lista branca automática, de diversos usuários diferentes. Em nome de usuário, é a conta do meu domínio que recebeu a entrada de lista branca e, em endereço, o endereço remoto.
Vejamos alguns casos peculiares que podem ser causados pelo recurso de autolista branca, que é útil, mas traz essas possibilidades eventuais.
Limpando entradas de lista branca de conta abusada
Imagine, sua conta foi abusada e spams enviados a partir dela. Você pode fazer uma busca pela sua conta, no campo "Endereço contém", visto na tela acima, achar todos registros na data da ocorrência, clicar na caixa de seleção ao topo, logo ao lado da coluna "Nome de usuário" e excluir todas as entradas através do botão "Excluir". Pode ser necessário fazer isso nas várias páginas de exibição ou mostrar mais registros por vez.
Não encontro um e-mail indesejado em minha lista branca
Você percebe, pelo "log" (rastreio de e-mails recebidos) e cabeçalho de uma mensagem (que exibe "Whitelisted", na parte final do cabeçalho da mensagem), que um certo remetente foi alocado em lista branca, mas não está em "Filtragem/Lista branca". Pode ocorrer de ter sido um email alocado em sua autolista branca.
Para localizá-lo, especifique o e-mail do remetente (que pode tanto ser o remetente real/"return-path" quanto o "FROM"/remetente do cabeçalho) no campo "Endereço contém" e, no menu "Escolha uma data", escolha "Todos os dias, removendo então qualquer registro indevido.