Qual protocolo devo usar para recebimento de emails? POP3 ou IMAP4? Como alternar entre eles?

O protocolo IMAP (usado, inclusive, pelo nosso Webmail) é recomendado, ao invés do POP, por vários motivos, incluindo:  

  • O fato de poder configurar a mesma conta em vários computadores/dispositivos (completa com itens enviados e todas demais pastas) de forma nativa, visualizando todas suas pastas, incluindo os seus itens enviados, entre dispositivos diferentes.. Para usar uma mesma conta em vários dispositivos usando POP, é usada a opção de manter mensagens no servidor (aba avançado, nas propriedades da conta POP, em seu programa de e-mail), o que costuma gerar uma série de problemas, pois nesse caso, o seu programa de e-mail tentar detectar se um e-mail já foi baixado ou não e pode se perder, baixando emails já baixados ou deixando de baixar certos emails. Por isso, o IMAP é recomendado. Caso formate seu computador, basta criar a conta como IMAP que todos seus emails e pastas serão sincronizados para seu computador.  
     
  • Há mais garantias do nosso backup efetuar o backup de emails em IMAP do que em POP, já que no POP, você pode baixar mensagens rapidamente demais (não estando usando a opção de manter e-mails no servidor) e não dar tempo para nosso sistema de backups fazer backup dos respectivos emails. Além do que, POP inclui apenas a caixa de entrada, enquanto que IMAP mantém todas suas pastas no servidor, ou seja, é feito o backup de todas elas. Caso realmente prefira POP e não mantenha emails baixados no servidor, sugerimos criar uma conta adicional que recebe cópias da sua conta POP, podendo definir para excluir e-mails nela mais antigos que x dias, a fim de garantir que nosso sistema faça backup dos seus e-mails.

  • Você consegue ver a pasta "Spam" no seu programa de email. Pode ser necessário dar botão da direita na raiz da conta, no programa de email, pedir para listar as pastas e subscrever à pasta Spam.

O único lado potencialmente negativo é que o IMAP tende a usar mais espaço na sua conta, mas até para isso, há soluções de arquivamento que citamos em outros tutoriais.

Você pode acessar o Painel E-mails (canto superior esquerdo do site https://www.lucanet.com.br, em "Painéis"), como administrador, e logo na tela INÍCIO, verá a cota disponível e usada pelas contas do seu domínio e poderá aumentar ou diminuir o espaço alocado para cada conta (caso tenha cota restante), na opção USUÁRIOS, bastando clicar no ícone de edição (lápis), ao lado da conta, depois alterar o valor no campo "Cota". 

Todas as contas, por padrão, funcionam tanto como IMAP quanto POP. Em nossos tutoriais de configuração de programas de email, incluindo o tutorial genérico, referenciamos os respectivos "hostnames" e portas.

Infelizmente, programas de email não permitem alterar uma conta de POP para IMAP. Você precisaria configurar sua conta novamente (como nova conta) no seu programa de e-mail como IMAP. Note que o IMAP cria uma árvore de pastas próprias (Entrada, Enviados, etc) e, caso queira, pode arrastar emails e pastas que estão localmente no seu programa de e-mail para dentro da árvore de pastas do IMAP e em seguida apagar sua conta criada como POP, mantendo apenas ela como IMAP.

Outra opção para converter um PST local para uma conta IMAP (OST), caso use Outlook, é gerar um PST local da sua conta, adicionar uma conta nova como IMAP importando o PST. Clique aqui para detalhes. Em uma conta existente, deve ter cautela para evita duplicados, ao realizar esse processo, caso já possua emails na caixa de entrada. Você poderia verificar no WebMail a situação da sua caixa de entrada e talvez note que tem um conjunto de e-mails diferenciado do seu programa de e-mail local, devido à opção de manter uma cópia dos e-mails no servidor, comumente usada no POP. Uma ideia seria mover os emails da caixa de entrada do webmail, dentro dele, para outra pasta, antes de importar o PST local.