Como definir preferências do antispam para um determinado domínio?

O painel de administração de e-mails fica do lado direito superior do site https://www.lucanet.com.br, clicando no botão "Painéis e Ajuda", seguido da opção "Painel E-mails".

No menu lateral, clique em "Filtragem/Configurações". Mencionaremos as opções que constam, do lado direito, conforme tela abaixo.


Antes de mais nada, é importante entender que as configurações feitas a nível de domínio são herdadas para as contas, contanto que as contas ainda não tenham as alterado. Por exemplo, se você altera o padrão do domínio, de enviar relatórios de spam, do padrão de a cada 12h para a cada 6h, mas um usuário alterou essa configuração, antes de você ter mexido no padrão e especificou 1h para a conta de e-mail dele, vale o que ele definiu. O Painel do usuário está acessível pelo Painel de E-mails do administrador, clicando na seta ao lado de uma conta ou pelo WebMail, na parte superior direita, em "Painel do Usuário". No Painel do usuário, você clica em "Filtragem", na parte superior, para ver as configurações abaixo citadas, porém, claro, a nível de usuário e, acima, estamos vendo a configuração a nível de domínio. 

Outro aspecto é que a desativação do anti-spam só pode ser feita nas configurações de filtragem do painel do usuário, onde você altera a opção "Enviar spam para" de "Pasta de Spam" para "Caixa de Entrada". Isto não é recomendado, pois passaria a receber spams em sua caixa de entrada.

Vamos às configurações de filtragem do Painel E-mails do administrador.

Habilitar autolista branca: Ativada por padrão. O endereço de e-mail dos destinatários de todos os e-mails enviados por contas do seu domínio podem ser alocados na autolista branca de cada respectiva conta. Por exemplo, joao@dominio.com envia para joao@gmail.com, joao@gmail.com entra na lista branca de joao@dominio. Verifique as entradas existentes no menu Filtragem > Autolista branca. No caso de uma conta ser comprometida, enviar spams e todos os destinatários de tais enviados serem incluídos na autolista branca dela, é importante acessar a opção citada e remover os spammers da autolista branca do usuário.

Manter spam por: O padrão é manter spams na pasta spam por 7 dias, caso não sejam manualmente apagados.

Enviar relatório de spam: Define de quanto em quanto tempo deseja receber o relatório de spam na caixa de entrada das contas de e-mail, contendo resumo dos e-mails bloqueados pelo anti-spam nas últimas horas. Aqui, você define um padrão para seu domínio, mas usuários podem alterar o intervalo de envio do relatório no painel de administração de e-mails de cada respectivo usuário. O padrão é de enviar tal relatório a cada 12 horas. A opção "Não enviar", faz com que relatórios não sejam enviados.

Conteúdo do Relatório de Spam: Antes de mais nada, é importante entender que o relatório de spam é um retrato da pasta de spam, acessível pelo WebMail ou conta IMAP. Caso a pasta não conste em seu programa de email com conta configurada como IMAP, pode ser necessário dar botão da direita na raiz e escolher a opção de subscrevê-la. O relatório te permitirá ver as mensagens contidas no spam e tomar ações, como entregá-las ou lista branca, que entrega uma mensagem e também aloca o remetente da mesma em sua lista branca. Por isso, o relatório é tão útil, já que em programas de email, consegue-se, dessa forma, usar o recurso de lista branca. Outra forma de usar a lista branca, sem ser pelo relatório, é dentro do WebMail, dando botão da direita, numa mensagem contida indevidamente na pasta spam (falso positivo) e escolhendo a opção "Mover para a pasta Caixa de entrada".

Na opção referida "Conteúdo do Relatório de Spam", você pode escolher entre "Todas as mensagens" ou "Apena as mensagens recentes". O padrão é "Apenas as mensagens mais recentes", ou seja, recebeu 5 spams que caíram na pasta spam e, logo em seguida, um relatório de spam, as contendo. O próximo relatório de spam, enviando tantas horas definidas depois, terá apenas novos spams que chegaram, desde o relatório anterior. Sempre poderá usar o relatório mais recente para tomar ações nas mensagens que estão na pasta spam. Poderá também acessar a pasta Spam (via Webmail ou conta IMAP) e excluir mensagens de lá, além do fato de serem autoapagadas, por padrão, a cada 7 dias.

Formato do Relatório de spam
: Permite escolher o formato do e-mail de relatório de spam. O padrão é "HTML e TEXTO", o que permite visualizar os emails perfeitamente, porém a opção "Apenas TEXTO" pode ser mais segura, já que não interpreta códigos HTML.

Quanto à opção "Limite de Locais de Login", ela é referenciada neste outro tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/o-que-significam-os-incidentes-de-seguranca-exibidos-no-painel-e-mails

Após efetuar as mudanças desejadas, clique no "botão Atualizar Configurações".