Chat (bate-papo) e vídeoconferências no WebMail

Este guia lhe ajudará a começar a usar nosso novo recurso integrado de chat e videoconferências no WebMail.

Boas notícias! O recurso de chat e videoconferências é ativado por padrão sempre que você faz login na sua conta do Webmail. Você encontrará o painel de chat convenientemente localizado na parte inferior direita da interface do WebMail, conforme imagem abaixo:

Basta clicar em cima do botão para abrir a lista de contatos.

 

 

Construindo sua lista de contatos - Como adicionar um contato


 

Ao realizar seu primeiro login, sua lista de contatos estará vazia. Você precisará adicionar manualmente as pessoas com quem deseja conversar ou se encontrar.

1. Localize a seção CONTACTS no painel de bate-papo.

2. Clique nas três linhas horizontais (menu "hambúrguer") ao lado de CONTATOS.

3. Selecione "Add a contact" no menu suspenso.

 Chat - click on add a contact.PNG

4. Uma nova janela pop-up aparecerá.

  • Para usuários do seu domínio: você pode buscar por um contato pelo seu nome ou endereço de e-mail.
  • Para usuários de outros domínios (usuários externos): Esses usuários podem não aparecer nos resultados da pesquisa. Para adicioná-los, você deve inserir manualmente os dados no campo "Search name or email address" usando o seguinte formato específico: Nome Completo <email@outrodominio.com> . Você precisa realmente digitar o nome da pessoa seguido do e-mail separado pelos sinais de menor e maior. Exemplo: João <joao@dominio.com>. Caso não especifique dessa forma, será exibido o erro "Valor inválido para o nome e endereço XMPP.
  • Opcionalmente, você pode atribuir o contato a um Grupo digitando os nomes dos grupos, separados por vírgulas, se houver vários.
  • Clique no botão Adicionar.

Chat - add a contact pop-up window.PNGChat - add users from other domains.PNG

5. O contato agora aparecerá na sua lista.



Nota importante: Se o nome de um usuário (de dentro da sua organização) aparecer em vermelho durante a sua busca, significa que ele ainda não acessou a conta do Webmail e que a conta do chat não foi ativada. Você não poderá adicioná-lo como contato até que ele faça login pela primeira vez. Isso não se aplica a usuários de domínios externos que você adicionar manualmente.
Chat - search for a new contact.PNG



 

Iniciando um chat

Uma vez que tenha contatos em sua lista de contatos:

  1. Clique no nome de um contato na sua lista de CONTATOS.
  2. Uma janela de bate-papo será aberta e você poderá começar a digitar sua mensagem.


 

Iniciando uma Videoconferência

Você pode facilmente iniciar uma videoconferência com qualquer pessoa da sua lista de contatos ou até mesmo convidar participantes externos.

Como iniciar uma videoconferência:

  1. Clique no nome de um contato na sua lista de CONTATOS. Uma janela de bate-papo será aberta.
  2. Clique no botão da câmera. Uma nova janela pop-up aparecerá.
    • Optional Room Name: Você pode dar um nome específico à sua sala de reunião, se desejar.
    • Clique no botão Start Meeting.
  3. Iniciar uma reunião criará uma sala de vídeo segura e o link para essa sala de reunião será compartilhado com seu contato.

Link da reunião e opções de adesão:

  • Ao iniciar uma videoconferência, um link exclusivo para a reunião será gerado.
  • Você pode compartilhar este link com qualquer pessoa que desejar convidar, mesmo que ela não esteja na sua lista de contatos.
  • Horário flexível: você pode iniciar a reunião imediatamente ou usar o link para começar mais tarde.
  • Experiência Integrada:
    • Realize a reunião diretamente na mesma janela do WebMail.
    • Utilize as opções de minimizar/maximizar para a janela pop-up da reunião, permitindo que você continue usando o WebMail simultaneamente.
    • Como alternativa, você pode optar por abrir a reunião em uma nova aba do navegador para uma visualização mais focada.


Utilizando aplicativos externos

É possível utilizar aplicativos externos padrão Jabber/XMPP com o Pidgen. Forneceremos detalhes brevemente neste tutorial.