Este guia lhe ajudará a começar a usar nosso novo recurso integrado de chat e videoconferências no WebMail.
Boas notícias! O recurso de chat e videoconferências é ativado por padrão sempre que você faz login na sua conta do Webmail. Você encontrará o painel de chat convenientemente localizado na parte inferior direita da interface do WebMail, conforme imagem abaixo:
Basta clicar em cima do botão para abrir a lista de contatos.
Construindo sua lista de contatos - Como adicionar um contato
Ao realizar seu primeiro login, sua lista de contatos estará vazia. Você precisará adicionar manualmente as pessoas com quem deseja conversar ou se encontrar.
1. Localize a seção CONTACTS no painel de bate-papo.
2. Clique nas três linhas horizontais (menu "hambúrguer") ao lado de CONTATOS.
3. Selecione "Add a contact" no menu suspenso.
4. Uma nova janela pop-up aparecerá.
- Para usuários do seu domínio: você pode buscar por um contato pelo seu nome ou endereço de e-mail.
- Para usuários de outros domínios (usuários externos): Esses usuários podem não aparecer nos resultados da pesquisa. Para adicioná-los, você deve inserir manualmente os dados no campo "Search name or email address" usando o seguinte formato específico: Nome Completo <email@outrodominio.com> . Você precisa realmente digitar o nome da pessoa seguido do e-mail separado pelos sinais de menor e maior. Exemplo: João <joao@dominio.com>. Caso não especifique dessa forma, será exibido o erro "Valor inválido para o nome e endereço XMPP.
- Opcionalmente, você pode atribuir o contato a um Grupo digitando os nomes dos grupos, separados por vírgulas, se houver vários.
- Clique no botão Adicionar.
5. O contato agora aparecerá na sua lista.
Nota importante: Se o nome de um usuário (de dentro da sua organização) aparecer em vermelho durante a sua busca, significa que ele ainda não acessou a conta do Webmail e que a conta do chat não foi ativada. Você não poderá adicioná-lo como contato até que ele faça login pela primeira vez. Isso não se aplica a usuários de domínios externos que você adicionar manualmente.
Iniciando um chat
Uma vez que tenha contatos em sua lista de contatos:
- Clique no nome de um contato na sua lista de CONTATOS.
- Uma janela de bate-papo será aberta e você poderá começar a digitar sua mensagem.
Iniciando uma Videoconferência
Você pode facilmente iniciar uma videoconferência com qualquer pessoa da sua lista de contatos ou até mesmo convidar participantes externos.
Como iniciar uma videoconferência:
- Clique no nome de um contato na sua lista de CONTATOS. Uma janela de bate-papo será aberta.
- Clique no botão da câmera. Uma nova janela pop-up aparecerá.
- Optional Room Name: Você pode dar um nome específico à sua sala de reunião, se desejar.
- Clique no botão Start Meeting.
- Iniciar uma reunião criará uma sala de vídeo segura e o link para essa sala de reunião será compartilhado com seu contato.
Link da reunião e opções de adesão:
- Ao iniciar uma videoconferência, um link exclusivo para a reunião será gerado.
- Você pode compartilhar este link com qualquer pessoa que desejar convidar, mesmo que ela não esteja na sua lista de contatos.
- Horário flexível: você pode iniciar a reunião imediatamente ou usar o link para começar mais tarde.
- Experiência Integrada:
- Realize a reunião diretamente na mesma janela do WebMail.
- Utilize as opções de minimizar/maximizar para a janela pop-up da reunião, permitindo que você continue usando o WebMail simultaneamente.
- Como alternativa, você pode optar por abrir a reunião em uma nova aba do navegador para uma visualização mais focada.
Utilizando aplicativos externos
É possível utilizar aplicativos externos padrão Jabber/XMPP com o Pidgen. Forneceremos detalhes brevemente neste tutorial.