Qual o horário que WebMail estampa para uma mensagem recebida?

Existem duas possibilidades quando um programa de email, como o WebMail, recebe uma mensagem, estampar a data alocada no cabeçalho pelo remetente, o que seria inconfiável ou estampar o horário em que a mensagem foi efetivamente recebida pelo nosso servidor, que é a ação tomada pelo WebMail.

Por este motivo, o horário pode ser ligeiramente diferente daquele em que o envio ocorreu, pois pode ter ocorrido algum atraso na entrega do e-mail, normalmente do lado do servidor que faz o envio.

Vejamos um exemplo. O e-mail abaixo foi recebido às 8:16h do dia 28/03/22.

Note que, do lado esquerdo, temos o horário em que a mensagem foi recebida pelo nosso servidor e, do lado direito, no cabeçalho do e-mail, um horário mais cedo, 8:13h. O cabeçalho é estampado pelo remetente, enquanto a data de recebimento é estampada pelo nossos servidores e indica quando receberam a mensagem.

Vamos agora clicar nos 3 pontinhos verticais, ao lado da coluna "Data" e marcar a caixa de seleção "Data de envio", ou seja, a data em que o envio foi feito ou, ao menos, a data em que o lado remoto diz que o envio foi feito. É um campo não 100% confiável, pois é estampado pelo lado remetente, mas normalmente, indicada realmente a data de envio, exceto em e-mails não confiáveis.

Já sabemos, conforme explicações anteriores, que a data/hora de envio, estampada no cabeçalho da mensagem enviada, foi 28/03/22 às 8:13h.

Iremos marcar a caixa de seleção "Data de envio" e teremos esse dado estampado numa coluna.

Agora, vejamos o resultado. Data/hora de recebimento 8:16h e data/hora do envio da mensagem, 8:13h.