É muito importante sempre realizar a revisão do seu código, afinal, sua aplicação terá novos conteúdos e a ideia é que ela tenha cada vez mais acessos. Sendo assim, o código que funcionava muito bem há um tempo, pode apresentar dificuldades ou alto consumo de recursos.
Confira algumas dicas práticas para otimizar o consumo de recursos do seu site em WordPress:
Faça a paginação do seu conteúdo
Páginas com muitos posts e todos abertos na mesma página irão demorar muito a serem carregadas, pois o servidor terá que processar toda a página de uma só vez para exibi-la. Prefira sempre utilizar uma opção de “Leia mais…” para direcionar o post em uma página específica. Também evite um número elevado de posts em uma mesma página, mantenha sempre utilizando o menor número possível.
Utilize plugins de cache
Exemplos de plugins de cache: W3 Total Cache, WP Super Cache, Hyper Cache e DB Cache Reload – Este último para cache de consultas ao banco de dados.
Com o uso de cache as informações não serão requeridas e processadas pelo servidor toda a vez que acessada sua página, após um primeiro acesso, as informações serão buscadas diretamente no cache guardado.
Elimine plugins, temas e qualquer conteúdo que você tenha que seja desnecessário
Cada plugin, post, tema ou extensão é gravado em sua base de dados, além de plugins, temas e extensões terem seus dados guardados no FTP.
Assim, cada vez que acessado ele irá fazer uma requisição à base de dados para buscar as informações deste plugin ou extensão e, se acessada uma página que contenha o plugin ou a página de gerência dele, terá que abrir requisições com os arquivos de configuração do plugin, o que irá consumir mais processamento.
Sugerimos o uso do plugin P3 (Plug-in Performance Profiler). Este plugin fará uma análise dos plugins que mais consomem recursos dentro de seu sistema.
Importante: Antes de qualquer alteração da base, faça um backup e mantenha uma cópia anterior às alterações, sempre.
Otimize a base de dados
Você poderá acessar a base e rodar o comando SQL:
OPTIMIZE TABLE ‘nome_da_tabela’
Caso não tenha conhecimento em banco de dados, você pode baixar um plugin para otimização chamado Wp-Optimize.
Otimize as imagens do site
Opte por utilizar imagens no formato JPEG. Imagens em PNG podem ser mais pesadas.
Há plugins para otimizar imagens e reduzir o seu tamanho (bytes), sem afetar a qualidade e não deixando que seu blog/site fique pesado durante o carregamento. Duas opções de plugins são: EWWW Image Optimizer e WP Smush.
Utilize cerca de 10 imagens, no máximo, na index (página principal). Quanto maior a resolução da imagem, recomenda-se o menor número possível de imagens.