Como configurar Exchange ActiveSync para sincronizar e-mails/contatos/eventos em meu smartphone/tablet Android?

Apesar de existirem aplicativos nativos em todos smartphones para Exchange Activesync, recomendamos o aplicativo pago Re:Work, versão modernizada do conceituado Nine Mail. Eles tem um diferencial, além de recursos diferenciados, sincroniza, não apenas emails, contatos e eventos, como também tarefas e notas. O Re:Work é uma assinatura anual que custa US$ 19,99 por ano. O NINE é pago (US$ 14,99) uma única vez, mas claro, pode ter custos adicionais em versões significativas. Recomendo o Re:Work, por ser o produto no qual o fabricante está concentrando esforços.

Ambos fornecem 2 semanas de avaliação grátis e indague ao fabricante sobre "upgrade competitivo" (com desconto), caso já tenha licença do NINE.

Veremos ambos os casos, usando o cliente de e-mail Exchange nativo do Android e usando o NINE.

1) Cliente Exchange ActiveSync nativo do Android


Configure sua conta Exchange em Configurações (Config.) > Contas e backup> Gerenciar contas > Adicionar conta (ao final da tela) > Microsoft Exchange ActiveSync.

O caminho acima pode ter pequenas variações, a ideia é adicionar uma nova conta, dentro do ícone de configurações.

Insira um endereço de email e sua senha e marque a caixa de seleção "Enviar e-mails desta conta por padrão", caso deseje.

Clique em Próximo.

No caso da descoberta automática funcionar corretamente, o sistema já deve detectar todos os campos, como servidor, domínio, etc... e deve informar que o servidor remoto pode controlar algumas funções do seu dispositivo. Basta clicar em OK para aceitar tal aviso e, em seguida, definir demais ajustes de configurações exibidos, como período de emails a sincronizar, agendamento de sincronização (imediato seria "push", o que consome bastante a bateria do dispositivo, ou de tantos em tantos minutos), que itens sincronizar (emails, contatos, eventos), etc.

Clique novamente em Próximo. Dê um nome amigável para sua conta e clique em OK.

O sistema deve detectar automaticamente as configurações, apenas caso negativo, siga as instruções abaixo.

Na tela após a tentativa de autoconfiguração, em caso de falha, escolha a opção para configuração manual (normalmente botão "Editar Detalhes") ou, caso reinicie o processo, clique em "Config. Manual", logo no início da configuração.

Em seguida, insira os seguintes dados:

Endereço de e-mail: seu e-mail completo
Domínio\usuário: seu e-mail completo
Servidor: dominio--com--br.w.emailarray.com (atenção, troque dominio--com-br pelo seu domínio. Ex: lucanet--com-br.w.emailarray.com)
Senha: Senha da conta.

Você deve deixar marcada a opção "Utilizar conexão segura (SSL)".

2.1) Caso prefira usar o Re:Work

Como dito anteriormente, os criadores do conceituado Nine folders agora tem um novo aplicativo chamado Re:Work, recém-lançado. Caso queria focar nele, ao invés do Nine, acesse aqui: https://play.google.com/store/apps/details?id=so.rework.app

Recomendamos que cogite isso, pois o Re:work tem a tendência de um substituto do Nine e o valor, basicamente o mesmo, ligeiramente mais caro, US$ 19,99 por ano. Diferentemente do Nine, o valor é anual (assinatura). Se você já tem o Nine licenciado, veja com o fabricante, pois você pode ter direito a um desconto na aquisição do Re:Work. Outro detalhe, é um programa muito recente e, nessa fase inicial, pode ter mais bugs que o Nine. 

Logo após realizar a instalação do Re:Work, basta marcar a caixa de seleção concordando com as políticas do software e clicar no botão "Get Started".

Em seguida, você precisa adicionar a conta que deseja configurar e será também a conta associada ao seu cadastro junto ao licenciamento do software. Recomendamos especificar a mesma conta ActiveSync que quer configurar. Dessa forma, Re:Work tentará autoconfigurá-la e também a usará como sua conta "mestre", onde sua licença ficará arquivada, nos servidores deles. Claro, você pode adicionar mais contas abaixo dessa conta mestre, mas deve sempre usá-la, caso precise reconfigurar o aplicativo, pois ela passará a ser sua conta contendo seu "workspace"/área de trabalho e licença.

Neste momento, considerando que tem as entradas devidas de autoconfiguração do nosso serviço, que definimos para todos os clientes, sua conta deve ser autoconfigurada, bastando digitar o e-mail e senha da conta Exchange ActiveSync e teclar no botão "Next".

A próxima tela agradece por usar os serviços Re:Work e resume a conta configurada, ID do dispositivo, nome do seu ambiente e expiração do período de avaliação, conforme imagem abaixo. Clique no botão "Sign In".

Se, por acaso não vir a tela acima e for necessário configurar sua conta manualmente, seguem os dados.

---

Endereço de e-mail: seu e-mail completo
Domínio\usuário: seu e-mail completo
Servidor: dominio--com--br.w.emailarray.com (atenção, troque dominio--com-br pelo seu domínio. Ex.: lucanet--com-br.w.emailarray.com)
Senha: Senha da conta.

Você deve deixar marcada a opção "Utilizar conexão segura (SSL)".

---

Voltando à configuração após termos clicando no botão "Sign In", na imagem acima referenciada.

A tela seguinte indaga que objetos deseja sincronizar, sendo o padrão todos ficarem marcados. 

Basta clicar em "Next" e Re:Work irá indagar por permissão a cada um dos objetos, bastando "Permitir", conforme tela abaixo:

Finalmente, na tela seguinte, o sistema informa que a configuração está quase finalizada. Basta dar um nome para sua conta, podendo manter o padrão do seu endereço de email e clicar em "Save".

Pronto, a tela seguinte é da sua Inbox. Se der um "swipe" (deslizar com o dedo para baixo), deve começar a baixar seus e-mails.

Capaz de ver um aviso, conforme seta indicadora na tela acima, sobre Re:Work estar restrito à sincronia em background. Clicando em "Turn off", poderá permitir que ele seja executado em plano de fundo, permitindo a devida sincronia "push" (à medida que dados chegam).

Clicando no ícone acima da Inbox (vide seta na tela abaixo), verá suas pastas de e-mail e ícones de demais objetos, ao final.

Pressionando e mantendo o dedo pressionado em cima dos ícones ao final da tela, conforme tela acima, o sistema te dará a opção de criar atalhos para cada um deles.

Veja o que ocorre ao pressionar nesses ícones ao final da tela, para criar atalhos dos mesmos:

Vale ressaltar que o ícone do Re:Work, nos seus aplicativos, é o seguinte:

2.2) Caso prefira usar o Nine

Busque pelo programa no Google Play.

Link direto: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ninefolders.hd3&hl=pt_BR&gl=US

Busque pelo programa no Google Play e instale-o.

Após realizar a instalação dele, basta seguir informando seu e-mail e senha.

Opcionalmente, ao invés de configurá-lo atravé do seu ícone, acesse Configurações (Config.) > Contas e backup) > Gerenciar contas > Adicionar conta (ao final da tela) > Exchange (perceba o ícone do NINE, ao lado da palavra Exchange)

Ícone do NINE:
NINE deve adicionar sua conta automaticamente e indagar quais objetos deseja sincronizar (Email, Calendário, Contatos, Tarefas e Notas).

Note que as notas não sincronizam suas categorias, ficam todas soltas.

Caso precise realizar a configuração manual, seguem os dados.

Endereço de e-mail: seu e-mail completo
Domínio\usuário: seu e-mail completo
Servidor: dominio--com--br.w.emailarray.com (atenção, troque dominio--com-br pelo seu domínio. Ex.: lucanet--com-br.w.emailarray.com)
Senha: Senha da conta.

Você deve deixar marcada a opção "Utilizar conexão segura (SSL)".
Endereço de e-mail: seu e-mail completo
Domínio\usuário: seu e-mail completo
Servidor: dominio--com--br.w.emailarray.com (atenção, troque dominio--com-br pelo seu domínio. Ex.: lucanet--com-br.w.emailarray.com)
Senha: Senha da conta.

Você deve deixar marcada a opção "Utilizar conexão segura (SSL)".

Referência:

- Site do NINE: https://www.9folders.com

- Tutoriais do NINE: https://nine-faq.9folders.com/

3) Sincronizando objetos adicionais

Vale ressaltar que, por padrão, sua conta Sync já vem configurada para sincronizar os objetos básicos da sua conta, seu calendário, seus contatos (livro de endereço), suas notas e tarefas.

Faça login no WebMail GroupOffice (webmail.seudominio.com.br) e, clique na parte superior direita (onde a foto do usuário é exibida), em seguida escolha "Minha Conta" e depois o item "Sincronização", do lado esquerdo. 

Clique no menu pull-down "Contas de e-mail" e escolha sua conta. 

Veja que já deve ter os objetos-base definidos, Calendário, Tarefas, Notebooks (Notas) e "Address Books" (Contatos/livro de endereços).

Caso tenha objetos adicionais, por exemplo, um segundo calendário, poderá adicioná-lo, clicando no "+ Adicionar", abaixo de Calendário.

No exemplo abaixo, veja como defini uma série de agrupamentos de notas adicionais: