Como configurar Exchange ActiveSync nativo ou OfficeMail para sincronizar e-mails/contatos/eventos em meu smartphone/tablet Android?

Apesar de existirem aplicativos nativos em todos smartphones para Exchange ActiveSync, recomendamos o aplicativo pago OfficeMail Pro (antigo Nine), que inclui versão de avaliação. Ele tem um diferencial, além de recursos diferenciados, sincroniza, não apenas emails, contatos e eventos, como também tarefas e notas. Ainda, possui um suporte facilitado com o fabricante.

Veremos ambos os casos, usando o cliente de e-mail Exchange nativo do Android e usando OfficeMail Pro.

1) Cliente Exchange ActiveSync nativo do Android

Toque em "Config."


Toque em "Contas e backup".

Toque em "Gerenciar contas".

Toque em "Adicionar conta".

Toque em "Exchange".

Digite seu endereço de e-mail (Conta Sync) e clique em "Próxima".

Digite sua senha e toque em "Próxima". Na tela seguinte, digite a senha da conta e clique em "Próxima". Caso a configuração automática falhe, veja detalhes mais adiante.

Receberá o aviso que a conta está configurada. Clique em "Concluído".

Voltando à configuração da conta, conforme telas abaixo, poderá ver a parametrização da sincronização e respectivos objetos.

Deve usar o programa de e-mail do G-Mail para ler seus emails da conta ActiveSync, bastando selecionar a respectiva conta.

Para contatos e calendário, deve usar os respectivos ícones padrão do dispositivo.

Caso a descoberta automática não funcione

Na tela após a tentativa de autoconfiguração, em caso de falha ou, caso reinicie o processo, clique em "Config. Manual", logo no início da configuração.

Em seguida, insira os seguintes dados:

Endereço de e-mail: seu e-mail completo
Domínio\usuário: seu e-mail completo
Servidor: dominio--com--br.w.emailarray.com (atenção, troque dominio--com-br pelo seu domínio. Ex: lucanet--com-br.w.emailarray.com)
Porta: 443
Senha: Senha da conta.

Você deve deixar marcada a opção "SSL/TLS (segura)".

Obs.: O item 2.2, abaixo, pode ser útil para sincronizar objetos adicionais, além dos padrão, ou seja, outros agrupamentos de calendários e contatos..

2) Caso prefira usar o OfficeMail Pro

Como dito anteriormente, os criadores do conceituado Nine folders agora tem um novo aplicativo chamado OfficeMail, que chegou a ser chamado de Rework.

Obtenha aqui: https://play.google.com/store/search?q=office+mail+pro&c=apps

Logo após realizar a instalação e executá-lo, basta marcar a caixa de seleção concordando com as políticas do software e clicar no botão "Comece".

Em seguida, você precisa adicionar a conta que deseja configurar e será também a conta associada ao seu cadastro junto ao licenciamento do software. Recomendamos especificar a mesma conta ActiveSync que quer configurar. Dessa forma, OfficeMail tentará autoconfigurá-la e também a usará como sua conta "mestre", onde sua licença ficará arquivada, nos servidores deles. Claro, você pode adicionar mais contas abaixo dessa conta mestre, mas deve sempre usá-la, caso precise reconfigurar o aplicativo, pois ela passará a ser sua conta contendo seu "workspace"/área de trabalho e licença.

Após digitar seu e-mail, conforme tela abaixo, clique em "Configuração manual".

No próximo passo, conforme tela abaixo, escolha "Exchange Server ou outros".

Informe seu e-mail, senha e clique em "Seguinte".

Neste momento, considerando que tem as entradas devidas de autoconfiguração do nosso serviço, que definimos para todos os clientes, sua conta deve ser autoconfigurada.

Na próxima tela, confirmo a área de trabalho que irei usar. Se já tenho uma conta existente, basto escolher mn

Finalmente, o sistema permitirá escolher objetos que desejo sincronizar:

Escolha e clique em "Seguinte", conforme tela abaixo.

A última etapa é definir o nome do meu perfil, conforme tela abaixo e clicar em "Salvar".


Pronto, OfficeMail Pro será aberto e o item e-mails aberto, podendo clicar na sua Inbox (caixa de entrada), bastando dar um "swipe" (deslizar com o dedo para baixo), para começar a baixar seus e-mails.

É capaz que receba aviso para desativar a otimização de bateria, visando sincronia "push" automática. Vide tela abaixo.

Poderá também acessar seu calendário, contatos e tarefas, conforme ícones na parte inferior da tela abaixo.

Se por acaso for necessário configurar sua conta manualmente, seguem os dados.

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Endereço de e-mail: seu e-mail completo
Domínio\usuário: seu e-mail completo
Servidor: dominio--com--br.w.emailarray.com (atenção, troque dominio--com-br pelo seu domínio. Ex.: lucanet--com-br.w.emailarray.com)
Senha: Senha da conta.

Você deve deixar marcada a opção "Utilizar conexão segura (SSL)".

2.1) Outras dicas

- Clicando e mantendo pressionado em cima do ícone do OfficeMail, ele te permitirá criar atalhos dos objetos, como contatos, notas, etc. em seu aparelho.

Na tela abaixo, clicamos e mantemos o dedo apertando em cima do ícone do OfficeMail e, em seguida, clicamos e arrastamos cada ícone do retângulo abaixo, um por um, para a página inicial do nosso telefone, criando assim nossos atalhos.

Maiores detalhes: https://re-work.zendesk.com/hc/en-us/articles/8534698025871-How-to-create-a-shortcut-for-internal-apps-of-OfficeMail

- Criando assinaturas, veja tutorial https://re-work.zendesk.com/hc/en-us/articles/5326944400527-How-to-make-a-signature-in-the-OfficeMail


2.2) Sincronizando objetos adicionais

Vale ressaltar que, por padrão, sua conta Sync já vem configurada para sincronizar os objetos básicos da sua conta, seu calendário, seus contatos (livro de endereço), suas notas e tarefas e também seu GAL (livro de endereços global), usado apenas para fins de pesquisa na hora de buscar por contatos.

Faça login no WebMail GroupOffice (webmail.seudominio.com.br) e, clique na parte superior direita (onde a foto do usuário é exibida), em seguida escolha "Minha Conta" e depois o item "Sincronização", do lado esquerdo. 

Clique no menu pull-down "Contas de e-mail" e escolha sua conta. 

Veja que já deve ter os objetos-base definidos, Calendário, Tarefas, Notebooks (Notas) e "Address Books" (Contatos/livro de endereços).

Caso tenha objetos adicionais, por exemplo, um segundo calendário, poderá adicioná-lo, clicando no "+ Adicionar", abaixo de Calendário.

No exemplo abaixo, veja como defini uma série de agrupamentos de notas adicionais: