A seguir, registros de DNS para nosso serviço de email. Note que, caso use nossa hospedagem web também, poderá visualizar nossos "nameservers" alocados no registrador do domínio no seguinte tutorial.
Clique aqui para visualizar vídeo que demonstra a criação de registros nossos de email no DNS do próprio registro.br usando o modo avançado.
Temos outro vídeo que mostra a criação do registro TXT de validação do domínio, necessário para todo novo domínio de novos admins (clientes). Clique aqui para visualizar a criação desse registro no DNS do registro.br. Esse procedimento também está referenciado com telas no seguinte tutorial. Pode demorar até 24h para propagar, mas normalmente, a propagação ocorre em minutos.
O editor de DNS do nosso painel de hospedagem de sites é parecido e está referenciado no seguinte tutorial.
Note que a propagação de DNS de um registro de domínio brasileiro para toda Internet costuma levar algumas horas, podendo levar até 24 horas para acontecer. Já em domínios internacionais o prazo pode se estender chegando à 120 horas.
Sites como o https://www.whatsmydns.net/ são capazes de realizar testes em seu site a fim de identificar seu endereço IP. Ele consegue atestar se a informação já chegou a vários locais do mundo.
Nossos MXs, que indicam onde você recebe e-mails:
MX prioridade 5: mx.emailarray.com
MX prioridade 10: mx2.emailarray.com
Normalmente os MX são indicados da seguinte forma:
seudominio.com IN MX 5 mx.emailarray.com
seudominio.com IN MX 10 mx2.emailarray.com
Em muitos servidores de DNS, seudominio.com (substituta pelo seu domínio) é especificado com o símbolo arroba (@), em branco ou com um ponto. Verifique a documentação ou tente alocar o domínio puro, capaz do sistema automaticamente alterar para o formato dele (com um ponto, @ ou em branco).
O registro de MX indica que @ (o próprio domínio) recebe e-mails nos hosts acima indicados, com respectivas prioridades (valor mais baixo indica maior prioridade).
É essencial incluir registro TXT referente ao SPF, que indica através de quais IPs de servidores seu domínio pode enviar e-mails, a saber:
v=spf1 include:emailnuvem.com -all
O Google, por exemplo, não aceita mais e-mails que não tenham registro de SPF.
Caso deseje, configure também o DKIM, (método padrão de autenticação de e-mail que inclui uma assinatura digital nas mensagens enviadas), também sugerido, apesar de não obrigatório. Acesse o seguinte tutorial.
Crie os CNAMEs abaixo, apontando para os seguintes destinos. Troque <seudominio.com.br> pelo seu domínio. Note que o CNAME webmail serve para carregar o webmail, ao digitar-se http://webmailseudominio.com.br, admin é para carregamento do painel emails ao acessar http://admin.seudominio.com.br e super, para carregar o painel da revenda, recomendado apenas caso seja revenda.
webmail.<seudominio.com.br> | webredirect.emailarray.com |
admin.<seudominio.com.br> | admin.emailarray.com |
Crie o seguinte HOST do tipo A visando autodescoberta de programas de e-mail. Autodiscover é usado pelo Mozilla Thunderbird e Outlook, visando a configuração automática.
autodiscover.<seudominio.com.br>
A HOST apontando para o IP 69.28.212.195
É usado por Outlooks antigos, Contas OEX (Compatíveis Exchange) e ActiveSync
autoconfig.<seudominio.com.br>
A HOST apontando para o IP 69.28.212.195
É usado pelo Thunderbird