Como um usuário final pode denunciar um spam recebido?

Além de poder interagir em e-mails enviados pelo sistema e do administrador poder acessar uma interface web onde consegue liberar/rejeitar e-mails,o usuário final pode denunciar um spam recebido (falso negativo), que não foi detectado, através do código-fonte da mensagem. Ao fazer isso, está alocando o remetente na lista negra e piorando a reputação do sistema remetente.

A forma mais fácil é encaminhando o spam não detectado (falso negativo) para abuse@spfbl.net. Não funcionará apenas caso o remetente esteja em lista branca, caso no qual é necessário pedir para o administrador do sistema realizar o bloqueio através da interface administrativa.

Outra metodologia consiste em clicar com o botão da direita na mensagem e solicitando para visualizar o código-fonte da mesma.

Em seguida, localize, ao final do cabeçalho do e-mail, após o remetente/assunto/data e pouco antes do corpo do e-mail, a URL de denúncia.

Veja a imagem abaixo, onde há um retângulo. Deve-se copiar e colar a URL inteira para o endereço do seu navegador e, em seguida, confirmar a denúncia.