Cliente não consegue conectar no SMTP, POP, IMAP ou Web (bloqueio)

Obs.: Caso não saiba como acessar o painel de administração de e-mails, favor ler: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/como-acesso-o-painel-de-administracao-de-e-mails-do-administrador-e-altero-senha-do-mesmo


Antes de mais nada, vale ressaltar que no caso de erro 403 Forbidden ao acessar o WebMail ou painel de administração via web, garanta que não esteja com VPN ativada em seu antivírus. Algumas VPNs são perigosas, pois muitos ataques partem delas. Em caso de necessitar usar VPN, recomendamos, por exemplo, a ProtonVPN.

Além desse fator, seu IP pode estar bloqueado caso tenha realizado muitas tentativas de login com senha incorreta, seja no envio (SMTP) ou recebimento de emails (POP/IMAP). Se o seu IP não teve nenhuma validação bem-sucedida, o sistema pode tomar uma ação mais rigorosa e bloquear também o acesso web (webmail/painel de administração de emails).

A forma mais fácil de confirmar se o seu IP está bloqueado é acessar o site http://www.meuip.com.br e verificar seu IP de saída.

Em seguida, acesse o painel de administração de e-mails e cole seu IP na opção referenciada na tela abaixo, a fim de verificar se há bloqueio.

Caso esteja bloqueado, visualizará uma opção para marcar o IP como seguro.

Se mesmo assim, o problema persistir, favor enviar respostas dos itens abaixo para nosso suporte. Note que são procedimentos mais avançados, normalmente realizados por um técnico de informática.

1) Consegue acessar email normalmente via programa de email?

2) Bloqueio em que endereços? Webmail em http://webmail.seudominio.com.br (substituindo seudominio.com.br pelo seu domínio)? Painel em https://admin.emailarray.com? Favor enviar telas de ambos.

3) Envie tela mostrando seu IP, de http://www.meuip.com.br.

4) Em caso de bloquei SMTP, emita os seguintes comandos e envie telas:

telnet smtp.emailarray.com 587

Tente também:

telnet 69.90.179.6 26 

No caso de bloqueio POP, dê telnet em pop.emailarray.com na porta 110 e 69.90.179.6 na mesma porta e envie telas.

No caso de bloqueio POP, dê telnet em imap.emailarray.com na porta 113 e 69.90.179.6 na mesma porta e envie telas.

5) Dê um traceroute até o host ping.lucanet.com.br. O host é este mesmo "ping.lucanet.com.br"

Para abrir o prompt de comando no Windows, pode pressionar as teclas Windows + R, digitar "cmd" e clicar em "OK". Também pode abrir o prompt de comando através do menu Iniciar, buscando por "Prompt de comando".

tracert ping.lucanet.com.br

Dê também um ping -t ping.lucanet.com.br e deixe rodar, veja se há perdas.

Por favor, envie telas de ambos.



Outra forma de se liberar IPs

Caso haja bloqueio, no Painel, em Últimos acessos, faça uma busca pelo seu IP de saída, localiza uma entrada em que ele consta e, na coluna "Serviço usado", conste SMTP. No período de datas, coloque uma data extensa, por exemplo, o último mês.

Caso localize uma entrada com o IP que está possivelmente bloqueado, clique no botão "Marcar como seguro", ao lado dessa entrada, conforme indicado nas setas da tela abaixo.

Veja, após clicar em "Marcar como seguro", basta informar uma descrição (exemplo: "datacenter"), para descrever a entrada e clicar no botão "Marcar como seguro". O sistema automaticamente inclui apenas o IP em si (/32). Outros ranges são apresentados mas ainda não suportados. 

Em até 10 minutos, tempo para propagar em todo nosso cluster, o IP estará liberado e deve conseguir conectar.

Caso não localize o IP, faça uma busca por qualquer conta (campo "Nome de usuário"), digitando apenas a palavra antes do @.

Em seguida, clique no ícone de lápis, ao lado do botão "Marcar como seguro".

Após clicar no ícone de lápis, você consegue liberar qualquer IP que acredita que possa estar bloqueado e alocar uma descrição dele. O sistema automaticamente inclui apenas o IP em si (/32). Outros ranges são apresentados mas ainda não suportados.