Está publicando sua aplicação em ASP.NET e precisa carregar suas DLLs de maneira correta? Veja neste artigo como adicionar um assembly em seu web.config.

Os assemblies são muito importantes para uma aplicação .NET Framework pois, com eles, será possível hospedar classes de negócio, utilizar camadas independentes de acesso a dados, utilizar bibliotecas de funções e rotinas (comuns e reutilizáveis), entre outros.

Para que tudo isso ocorra, se faz necessário o uso de DLL’s (Dynamic-link library). Basicamente, uma DLL vai conter uma ou mais funcionalidades, para que um programa/aplicativo funcione. Como estamos falando de .NET Framework (iniciativa da Microsoft), as DLLs são referenciadas em seu projeto e, se tudo ocorrer bem, a sua aplicação vai operar sem problemas.

Como adicionar um assembly em seu web.config

Primeiramente, você deve realizar o Download e instalação do Visual Studio. Esta é a IDE (ambiente de desenvolvimento integrado) mais recomendada para se trabalhar com aplicativos .NET. Para se familiarizar mais com a ferramenta, recomendo que veja esta página.

Assim que você desenvolver sua aplicação pelo Visual Studio, é necessário compilar pelo próprio Software. Mas antes disso, você precisa baixar as DLL’s necessárias de seu projeto e carregá-las corretamente.

💡 Recomendamos o NuGet como repositório confiável para baixar suas DLL’s 😉 💡 Caso não saiba como carregar suas DLL’s pelo Visual Studio, veja este artigo.


Por fim, você perceberá que os assemblies já estarão adicionados em seu arquivo Web.config, pois o próprio Visual Studio realiza a referência das DLL’s para você!

Abaixo, você vê um mero exemplo de como ficará estruturado no Web.config:

Para que você utilize seu aplicativo .NET Framework, é necessário que todos os arquivos do projeto sejam enviados ao FTP. Adicionalmente, é obrigatório que as DLLs estejam armazenadas na pasta /bin, dentro da pasta de seu projeto.

E se eu quiser adicionar um novo assembly em meu web.config?

É simples: Basta recompilar sua aplicação pelo Visual Studio e subir os arquivos novamente para seu FTP, não esquecendo de inserir a(s) nova(s) DLL(s) na pasta /bin.