Como gerenciar lista negra/branca de uma conta de e-mail?

Caso use o WebMail e o e-mail no qual deseje alocar em lista negra ou branca esteja dentro da sua caixa postal, poderá usar os recursos de lista branca e negra integradas ao mesmo. Veja os seguintes tutoriais: 

https://suporte.lucanet.com.br/kb/webmail-group-office/como-mover-um-e-mail-para-a-lista-branca

https://suporte.lucanet.com.br/kb/webmail-group-office/como-alocar-um-email-em-lista-negra

Outra forma de adicionar entradas, bem como de visualizá-las, é pelo painel do usuário.

Na parte superior direita do Webmail, clicando em "Painel do usuário".

O painel do usuário será aberto em nova aba do seu navegador. Atenção, o navegador deve bloquear esta nova janela no primeiro, bastando escolher para "liberá-la sempre".


Visualizar e remover entradas

Passe o mouse em do menu Filtragem, ao topo, e escolha Lista Branca  ou Lista Negra.

Verá todas as entradas. Poderá teclar "Control F", para acionar a busca do seu navegador e localizar algum registrado.

Na listagem de e-mails em sua lista negra ou branca, clique no ícone de documento com sinal de "-", à direita de cada entrada, para removê-la.


Adicionar um endereço de e-mail à sua lista branca

Passe o mouse em do menu "Filtragem", ao topo, e escolha "Lista branca".
Clique no botão "Adicionar Item".
Digite o endereço de e-mail (ou domínio, sem o @) que deseja alocar na sua lista branca no campo "Endereço".
Em "Verificar Spam" deixe escolhido "Não" e para Verificar por Vírus, recomendamos deixar definido "Sim".
"Ignorar SPF" deve ficar, por padrão, como "Não". Mais a respeito disso ao final deste tutorial.
"Ignorar IP SPF" também, não mexer.
"Aplicar a cabeçalhos" deixe definido com o padrão de "Não".
Clique em "Adicionar Lista Branca".

Adicionar um endereço de e-mail à sua lista negra


Passe o mouse em do menu "Filtragem", ao topo, e escolha "Lista negra"
Clique no botão "Adicionar Item"
Digite o endereço de e-mail (ou domínio, sem o @) que deseja alocar na sua lista branca no campo "Endereço"
Em Verificar Spam deixe escolhido "Não" e para Verificar por Vírus, recomendamos deixar definido "Sim"
Clique em "Adicionar Lista Negra"



Dica avançada - Observação sobre a opção Ignorar SPF (lista branca):

"SPF" ("Sender policy framework", definições de políticas para remetentes) é um registro que indica através de quais endereços IP um domínio pode enviar e-mails. Dessa forma, caso receba um email de certo remetente cujo SPF não esteja correto, a mensagem cai no seu spam, pois não foi enviada de um IP autorizado. O problema é que pode ser também falha de configuração do lado de quem envia e, nesses casos, há 2 opções: eles corrigirem a falha deles ou você, como destinatário, pode optar pela lista branca funcionar, mesmo o SPF do remetente estando errado, usando a opção "Ignorar SPF" definida como "Sim", ao custo de poder receber emails forjados desse remetente em sua caixa de entrada. Nosso suporte poderá lhe ajudar a identificar esses casos.

Ao definir "Ignorar SPF" como sim, precisará especificar para qual IP deseja efetuar a liberação da checagem de SPF. O problema é que o sistema remoto pode ter vários IPs e você ter que adicionar várias entradas de IPs diferente para um mesmo domínio. Administradores avançados podem tentar analisar o SPF do domínio, em https://emailstuff.org/spf/, para descobrir seus IPs de saída, mas no final das contas, acaba sendo melhor e mais seguro, o lado remoto resolver a má configuração existente do lado deles.

Caso adicione uma entrada ignorando SPF, garanta de que remover quaisquer outras ocorrências dela, em que não esteja ignorando SPF. Ainda, garanta que não tenha nenhuma entrada de lista negra para o remetente em questão.

Vale ressaltar que os relatórios de spam enviados por email mantém, por padrão, a opção Ignorar SPF ativada como "Sim", mas alocando o IP de onde recebeu a mensagem, ou seja, entendendo que, por você ter liberado, mesmo existindo falha de SPF, nosso sistema deve liberar, apenas para o IP do qual veio a mensagem liberada. Isso é feito para que o recurso de lista branca não funcione, nos casos de má configuração pelo sistema remetente.