O mais fácil é através dos relatórios de spam ou usando nosso WebMail. Veja os seguintes tutoriais:
https://suporte.lucanet.com.br/kb/webmail-group-office/como-mover-um-e-mail-para-a-lista-branca
https://suporte.lucanet.com.br/kb/webmail-group-office/como-alocar-um-email-em-lista-negra
Outra forma de adicionar entradas, bem como de visualizá-las, é pelo painel do usuário.
Na parte superior direita do Webmail, clicando em "Painel do usuário".
O painel do usuário será aberto em nova aba do seu navegador. Atenção, o navegador deve bloquear esta nova janela no primeiro, bastando escolher para "liberá-la sempre".
Visualizar e remover entradas
Passe o mouse em do menu Filtragem, ao topo, e escolha Lista Branca ou Lista Negra.
Verá todas as entradas. Poderá teclar "Control F", para acionar a busca do seu navegador e localizar algum registrado.
Na listagem de e-mails em sua lista negra ou branca, clique no ícone de documento com sinal de "-", à direita de cada entrada, para removê-la.
Adicionar um endereço de e-mail à sua lista branca
Passe o mouse em do menu "Filtragem", ao topo, e escolha "Lista branca".
Clique no botão "Adicionar Item".
Digite o endereço de e-mail (ou domínio, sem o @) que deseja alocar na sua lista branca no campo "Endereço".
Em "Verificar Spam" deixe escolhido "Não" e para Verificar por Vírus, recomendamos deixar definido "Sim".
"Ignorar SPF" deve ficar, por padrão, como "Não". Mais a respeito disso ao final deste tutorial.
"Ignorar IP SPF" também, não mexer.
"Aplicar a cabeçalhos" deixe definido com o padrão de "Não".
Clique em "Adicionar Lista Branca".
Adicionar um endereço de e-mail à sua lista negra
Passe o mouse em do menu "Filtragem", ao topo, e escolha "Lista negra"
Clique no botão "Adicionar Item"
Digite o endereço de e-mail (ou domínio, sem o @) que deseja alocar na sua lista branca no campo "Endereço"
Em Verificar Spam deixe escolhido "Não" e para Verificar por Vírus, recomendamos deixar definido "Sim"
Clique em "Adicionar Lista Negra"
Dica avançada - Observação sobre a opção Ignorar SPF (lista branca):
"SPF" ("Sender policy framework", definições de políticas para remetentes) é um registro que indica através de quais endereços IP um domínio pode enviar e-mails. Dessa forma, caso receba um email de certo remetente cujo SPF não esteja correto, a mensagem cai no seu spam, pois não foi enviada de um IP autorizado. O problema é que pode ser também falha de configuração do lado de quem envia e, nesses casos, há 2 opções: eles corrigirem a falha deles ou você, como destinatário, pode optar pela lista branca funcionar, mesmo o SPF do remetente estando errado, usando a opção "Ignorar SPF" definida como "Sim", ao custo de poder receber emails forjados desse remetente em sua caixa de entrada. Nosso suporte poderá lhe ajudar a identificar esses casos.
Ao definir "Ignorar SPF" como sim, precisará especificar para qual IP deseja efetuar a liberação da checagem de SPF. O problema é que o sistema remoto pode ter vários IPs e você ter que adicionar várias entradas de IPs diferente para um mesmo domínio.
No final das contas, acaba sendo melhor e mais seguro, o lado remoto resolver a má configuração existente do lado deles. Caso isso não seja possível, recomendamos remover quaisquer entradas a nível de usuário para o domínio remetente que tem falha de SPF e criar uma entrada de lista branca, a nível de domínio, que ignore SPF. Na entrada a nível de domínio, é possivél ignorar o SPF para quaisquer IPs. Isso tudo está explicado no seguinte documento: https://suporte.lucanet.com.br/kb/anti-spam/como-gerenciar-lista-negra-branca-a-nivel-de-dominio
Vale ressaltar que os relatórios de spam enviados por email mantém, por padrão, a opção Ignorar SPF ativada como "Sim", mas alocando o IP de onde recebeu a mensagem, ou seja, entendendo que, por você ter liberado, mesmo existindo falha de SPF, nosso sistema deve liberar, apenas para o IP do qual veio a mensagem liberada. Isso é feito para que o recurso de lista branca não funcione, nos casos de má configuração pelo sistema remetente.