Como um usuário pode gerenciar spams e definir suas preferências para o antispam?

"Spams" são mensagens de propaganda não solicitadas, que correspondem por grande parte do tráfego de e-mails, gerando custos para provedores e desperdiçando tempo dos usuários.

Gerenciando Spams

Note que contas de e-mail possuem uma pasta intitulada "Spam", que contém mensagens detectadas pelo sistema como sendo de propaganda, enviadas sem seu consentimento. Tal pasta pode ser visualizada via WebMail ou através de uma conta IMAP com programa de e-mail, o que pode exigir clicar com o botão da direita na raiz da conta, em seu programa de email e subscrever à pasta Spam. Caso use POP (não recomendado), você deve usar os relatórios de spam (descritos adiante), para liberar mensagens incorretamente movidas para a pasta de spam (falsos positivos), podendo também logar ao WebMail e visualizar a Pasta Spam, movendo qualquer falso positivo para sua caixa de entrada, o que faz com que o remetente seja automaticamente alocado em sua lista branca.

Os relatórios de spam oferecem a melhor forma de liberar e-mails incorretamente detectados como spam (falsos positivos), já que é possível entregar o e-mail e alocar o remetente na lista branca, em uma só etapa.

Há outras formas de se usar a lista branca e negra, conforme referenciado no seguinte tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/anti-spam/como-gerenciar-lista-negra-branca-de-uma-conta-de-e-mail

Você também pode se cadastrar conosco para denunciar spams, o que implica em melhorias para nosso sistema. Detalhes em: https://suporte.lucanet.com.br/kb/gateway-anti-spam/como-denunciar-um-spam-recebido

Relatórios de spam e Pasta de Spam

O sistema envia um email para a sua caixa de entrada, por padrão, a cada 12h, detalhando todos os emails que estão na pasta de spam, para que você não precise ficar verificando tal pasta. O recurso é muito útil para todos e ainda mais para aqueles que usam contas POP com programa de e-mail, já que, nesse caso, não é possível visualizar a pasta de spam, exceto via WebMail.

Relatórios de spam são enviados do remetente "Spam Monitor" e permitem clicar nos links, ao lado de cada respectivo e-mail referenciado, a fim de tomar ações. Por exemplo, clicando em "Lista branca", aloca o remetente em sua lista branca e entrega a mensagem retida em sua caixa de entrada. Já clicando em "Entregar", apenas entrega a mensagem em sua caixa de entrada, sem alocar o remetente em sua lista branca.

O padrão é receber apenas novos itens do relatório, ou seja, você possui 5 spams em sua pasta de spam e recebe um relatório os referenciando. Você recebe um novo spam, devidamente detectado e alocado em sua pasta de spam. No relatório seguinte, constara apenas esse spam novo. Caso prefira, pode sempre receber relatórios referenciando todos os emails que estão na sua pasta de spam. Neste caso, basta acessar as configurações de filtragem, vistas adiante e alterar o comportamento de envio dos relatórios de "novos itens" para "todos os itens".

Você precisa tomar uma ação dentre os 4 últimos dias em que recebeu o relatório, por isso, procure sempre usar relatórios atuais, até porque são baseados nos spams em sua pasta de spam e, caso tenha apagado spams de lá, os links do relatório não funcionarão mais.

Note ainda que, por padrão, mensagens mais antigas que 7 dias, são automaticamente apagadas da sua pasta de spam. Essa configuração também pode ser alterada pelo Painel de controle.

Lembre-se que você pode verificar quais e-mails estão em sua lista branca ou negra e adicionar novos endereços através do Painel de E-mails do usuário, visto adiante.

Definindo preferências do Anti-Spam

O painel do usuário pode ser acessado de duas formas.

1) Pelo painel de emails do administração, personificando a conta, conforme tela abaixo, clicando no ícone de seta, do lado direito da conta.

Para imagem ampliada, clique com o botão da direita e escolha para "Abrir imagem em nova guia/aba".2) Na parte superior direita do Webmail, clicando em "Painel do usuário".

Em ambos os casos, o painel do usuário será aberto em nova aba do seu navegador. Atenção, o navegador deve bloquear esta nova janela no primeiro, bastando escolher para "liberá-la sempre".

Note que é possível também definir as configurações padrão anti-spam do seu domínio, que serão usadas para usuários que não possuem uma configuração customizada salva, conforme tutorial nesta mesma categoria. O objetivo desse tutorial, entretanto, é detalhar as preferências de anti-spam no painel do usuário, bem como abordar o gerenciamento de spams enquanto realizado por usuários finais.

Após efetuar login no painel do usuário, clique em cima da palavra "Filtragem", no menu, ao topo. Vejamos as configurações disponíveis:

"Aceitar e-mails de"

- Todos: A opção padrão que permite que todos os e-mails sejam entregues nas respectivas caixas de correio. Recomenda-se mantê-la ativada para que receba todos e-mails. Mais adiante, veremos a opção que faz com que e-mails de spam caiam na pasta de spam, mas ela depende da opção aqui citada estar ativada.

- Somente aqueles na minha lista branca ou catálogo de endereços: Essa opção permite que apenas mensagens de remetentes que estão na sua Lista Branca e no seu Catálogo de Endereços (armazenado no servidor) sejam entregues em sua caixa de entrada e todo restante cai na sua pasta de spam. É uma opção mais radical, na qual você praticamente não recebe spams na sua caixa de entrada, porém precisa verificar sua pasta de spam ou relatórios de spam de tempos em tempos.

"Mensagem em lista negra"

- Mensagens em sua lista negra podem ser "excluídas" (o padrão) ou "movidas para sua pasta de spam".

"Habilitar autolista branca"

Os endereços de e-mail dos destinatários de todos os e-mails enviados por contas do seu domínio podem ser alocados na autolista branca de cada respectiva conta. Por exemplo, joao@dominio.com envia para joao@gmail.com, joao@gmail.com entra na lista branca de joao@dominio.com. O administrador consegue verificar todas as entradas existentes no painel do usuário, em "Filtragem/Autolista branca". No caso de uma conta ser comprometida e enviar spams, todos os destinatários de tais enviados seriam incluídos na autolista branca dela, sendo importante que o administrador acesse a opção referenciada e remova os spammers da autolista branca do usuário.

"Enviar spam para" 

O padrão é "Pasta de Spam", ou seja, todos os e-mails detectados como spam são movidos para a pasta Spam. Outras opções incluem "Excluir spams" (não recomendado, pois pode excluir automaticamente algum email incorretamente detectado como spam) ou "Caixa de Entrada" (o mesmo que desativar o antispam, pois spams serão enviados para a caixa de entrada da conta).

"Sensibilidade":

Favor manter no padrão.

"Manter spam por"

Por quantos dias deseja manter e-mails detectados como sendo spam e armazenados na pasta de spam de uma conta. O padrão é de 7 dias.

"Enviar relatório de spam"

Define de quanto em quanto tempo deseja receber o relatório de spam na caixa de entrada das contas de e-mail, contendo resumo dos e-mails bloqueados pelo antispam nas últimas horas. O padrão é de enviar tal relatório a cada 12 horas. A opção "Não enviar", faz com que relatórios não sejam enviados.

"Formato do Relatório de spam"

Permite escolher o formato do e-mail de relatório de spam. O padrão é "HTML e TEXTO", o que permite visualizar os emails perfeitamente, porém a opção "Apenas TEXTO" pode ser mais segura, já que não interpreta códigos HTML.

"Conteúdo do Relatório de Spam"

Você pode escolher entre "Apenas mensagens recentes na pasta de spam" (o padrão) ou "Todas as mensagens na pasta spam". Esta opção foi explicada no início deste tutorial.

"Detectar From Forjado"

Cria uma regra para o usuário que tenta detectar e-mails forjados, enviados como se fossem você. A regra verifica se não ocorreu autenticação SMTP quando o e-mail do remetente é o mesmo da conta destinatários e move tais e-mails para sua pasta de spam. A regra precisaria, entretanto, posteriormente ser ajustada. Veja outro tutorial nosso que explica a respeito e também detalha outras alternativas para combater e-mails forjados: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-do-usuario/como-detecter-e-mails-forjados

Após efetuar as mudanças desejadas, clique no botão "Atualizar Configurações".

Dicas diversas

As dicas Anti-Spam abaixo também são muito importantes para que tenha resultados cada vez melhores.

- Caso você receba muito spam em sua conta, considere criar um novo endereço de e-mail e preservá-lo. Utilize um endereço de email alternativo, como uma conta em um serviço de email gratuito como Hotmail ou Gmail, para ser usada no preenchimento de formulários de sites da Web, sobretudo naqueles que podem expor os seus dados, como o do registro.br, por exemplo.

Resumo: Considere ter um endereço alternativo para divulgar socialmente, e manter o seu endereço de domínio próprio restrito aos assuntos de trabalho.

- Ao criar uma nova conta de e-mail, evite palavras comuns antes do @, como joao@. Prefira usar, por exemplo, joaosilva@seudominio.com.br.

- Utilize formulários em seu site (com "captcha", confirmação visual por letras e números), sem publicar seu email de forma explícita. Temos exemplos, para cada respectiva linguagem, em nossos tutorias referentes à hospedagem de sites. Eles permitem o envio de e-mail sem a necessidade de exibir endereços de e-mail, já que "spammers" costumam rastrear páginas da web à procura de endereços de e-mail. Caso seja imprescindível divulgar seu endereço de e-mail em uma página, considere codificar o link, algo também referenciado em nossos tutoriais.

- Nunca responda a e-mails de spam, já que é muitas vezes uma confirmação da existência do seu endereço de e-mail, bem como acionaria a autolista branca, recurso anteriormente citado.

- Caso queira ter o controle de poder divulgar um endereço que facilmente consiga receber e-mails de determinado local, você pode criar um apelido em sua conta (através do painel de e-mails do admin) e depois removê-lo, para deixar de receber e-mails de tal remetente.