Lembrando, a leitura de logs é essencial para te ajudar a entender problemas no recebimento de e-mails. Tutorial a respeito da leitura de logs: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/nao-recebi-determinado-email
Vamos a 2 cenários possíveis em que a lista branca pode não estar funcionando.
1) Pode ser falha de "SPF".
"SPF" é um registro que indica através de quais IPs um domínio pode enviar emails. O ideal é não ignorá-lo, pois poderia estar alocando em lista branca, um remetente forjado. O problema é que alguns sistemas podem configurar seus "SPFs" incorretamente, o que você poderia detectar analisando os logs (registros) de entrada, vendo que um e-mail teve falha de "SPF".
Quando ocorre a falha de "SPF", o e-mail cai no spam, pois veio de um local não declarado pelo remetente.
Vamos à análise de logs, referenciada no tutorial referente ao rastreio de e-mails recebidos (logs de entrada), no Painel de E-mails do admin.
O painel de administração de e-mails fica do lado direito superior do site https://www.lucanet.com.br, clicando no botão "Painéis e Ajuda", seguido da opção "Painel E-mails".
Neste caso, na verdade, trata-se de um spam que nos foi enviado, logo, é bom que tenha falhado o "SPF" e caído no spam, mas imagine como se fosse legítimo.
Logo à esquerda do "SPF", neste caso, a pontuação anti-spam foi altíssima, ressaltando que 11 pontos fazem com que a mensagem seja marcada como spam. Mesmo que a pontuação tivesse sido abaixo de 11, este e-mail teria caído na minha pasta de spam, devido à falha de "SPF", mesmo que eu tivesse alocado o remetente em minha lista branca. Isto porque o "SPF", conforme explicado anteriormente, indica através de quais endereços IP um domínio pode enviar emails e o IP usado pelo domínio remetente deste caso, que é o mega.nz, não está declarado no "SPF" dele. Note que o IP em questão, uma das colunas na imagem acima, é 223.197.143.46.
De toda forma, vale buscar por "lista branca" e ver nossos tutoriais a respeito desse recurso.
Agora, vemos o registro "SPF" de mega.nz, acessando https://emailstuff.org/spf/check/mega.nz.
Note que o IP 223.197.143.46 não está declarado por eles.
Na situação referenciada, portanto, temos 2 opções:
- O ideal, é o remetente verificar com quem administra o serviço de e-mail dele, visando ter uma solução para o problema. Você pode fazer uma tela mostrando o log de recebimento e o site de checagem acima indicado, demonstrando que o IP do servidor que fez a entrega do e-mail para nós, não está declarado.
- Você pode criar uma entrada de lista branca pedindo para ignorar os IPs declarados no SPF do remetente.
Para isso, defina "Ignorar SPF" como "Sim" e em "Ignorar IP SPF", digite o IP 1.2.3.4. Ele funciona como curinga, irá ignorar SPF de qualquer IP para esse domínio. Como citamos antes, não é recomendado, pois a lista branca deixa de ser inteligente e confiável, passa a considerar que e-mails vindos de qualquer IP, para o remetente especificado, são aceitos como sendo de lista branca. O ideal é o remetente consertar o registro de SPF dele ou enviar de um IP que ele tenha definido como sendo aceitável.
No Painel de E-mails do administrador, em filtragem/lista branca/botão "Novo(a)", é assim que adiciona essa entrada:
2) É útil verificar se determinado endereço está na lista negra de qualquer usuário do seu domínio.
Caso esteja, nos logs entrantes, verá um erro do tipo "Sorry, you are blacklisted", ou seja, o remetente foi blockeado pelo destinatário (seu cliente hospedado em nossa infraestrutura).
No painel de administração de e-mails, temos uma opção útil que permite verificar por um remetente específico e detectar se ele está na lista negra de quaisquer usuários do seu domínio.
Verificando remetentes na lista negra/branca de todos os usuários do domínio
Veja como isso é feito, através da caixa de seleção "Incluir lista negra dos usuários". Descobrimos que legitimo@dominio.com.br está na lista negra de 2 contas diferentes.
Podemos remover as entradas (ícone de lixeira) e alocar na lista branca, até mesmo, o domínio remetente todo, se for o caso.
A mesma verificação pode ser feita para lista branca, ou seja, consultar em que contas do seu domínio, determinado remetente está alocado como lista branca. Pode ser útil no caso de spams não detectados onde o código fonte do e-mail, ao final da parte de cabeçalho, exibe "Whitelisted" (alocado em lista branca). Nesse caso, seria um e-mail de remetente usado nesse spam, que está na lista branca do destinatário e, por isso, o anti-spam deixa de agir, bastando remover a entrada indevida.
Ainda, existe um caso em que ocorre de um remetente ser alocado em lista branca, confirmado no cabeçalho do e-mail ("Whitelisted") e você não localiza a entrada no painel. Pode ser o caso de "autolista branca'. Mais a respeito, no seguinte tutorial, ao final do mesmo: https://suporte.lucanet.com.br/kb/anti-spam/como-funciona-a-autolista-branca.