Não recebi determinado email, rastreando recebimento de e-mails (logs / log de entrada).

Obs.: Caso não saiba como acessar o painel de administração de e-mails, favor ler: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/como-acesso-o-painel-de-administracao-de-e-mails-do-administrador-e-altero-senha-do-mesmo


Após acessar o painel de administração de e-mails, no menu lateral, clique em "Logs/Logs de entrada", conforme tela abaixo.

Faça uma busca, tanto por "Cabeçalho From" quanto por "Remetente (Mail From)". Isso porque, há sempre 2 remetentes em um email, o do cabeçalho e o real, que consta nos logs ("Mail From/Sender") e nem sempre são iguais.

Note que, ao passar o mouse em cima do campo Remetente ("Mail From"), é exibido o respectivo Remetente de cabeçalho ("From header").

Note que, no log, constam as colunas data do recebimento, o status (se foi entregue ou recusada), o remetente, o destinatário, o assunto, o IP do servidor remoto, a pontuação do anti-spam (acima de 11 significa que foi marcado como spam e acima de 50 rejeitado), se foi rejeitado por alguma DNSBL (lista negra anti-spam) e se teve falha de SPF (o envio foi feito por um IP não declarado, o que faz com que o e-mail caia no seu spam). 

A coluna "Status", que traz o status da entrega, temos "Delivered" (Entregue), "Undelivered" (não entregue), "Rejected" (Rejeitada), "Blacklist" (rejeitada por lista negra do remetente na conta do destinatário) e "Whitelist" (aceita devido a uma entrada de lista branca do remetente na conta do destinatário). Clicando em cima do status, é aberta uma janela indicando o código da mensagem recebida. 

Uma rejeição pode ocorrer por pontuação extremamente alta do anti-spam ou alguns bloqueios internos, como DNSBLs (listas negras de reputação dos sistemas remetentes), mas é algo mais raro de se acontecer. Em "Filtragem/IPs confiáveis", você consegue alocar IPs confiáveis que podem fazer com que uma rejeição deixe de ocorrer. 

Se na coluna "Status", não consta "Rejected", significa que a mensagem foi entregue.

Há botões para alocar um remetente na "Lista branca & Entregar" a mensagem para a caixa de entrada (caso tenha caído no spam), bem como alocar o remetente em lista negra.  

No caso de "Blacklist"/lista negra (remetente alocado na lista negra do destinatário), conforme explicado em tutoriais a respeito, você pode identificar se certo remetente está na lista negra de quaisquer usuários do seu domínio, o que é feito, basicamente, no menu lateral, em "Filtragem/lista negra", marcando a caixa de seleção "Incluir lista negra dos usuários", bastando realizar uma busca por certo remetente na lista negra de todos os seus usuários e remover entradas indevidas, podendo alocar remetentes confiáveis apenas na lista branca. O mesmo pode ser feito para a lista branca, na respectiva opção, pois pode ocorrer de um spammer estar na lista branca de um usuário.

Com relação ao SPF, trata-se de um registro que indica através de quais IPs um domínio pode enviar emails, uma falha, indica que o e-mail veio de um endereço IP não declarado, podendo ser, portanto, e-mail falso ou digno de desconfiança. "Pass" significa que passou e "Fail" indica falha. No caso de falha de SPF (Permerror ou qualquer outro erro, na coluna SPF), o e-mail sempre cairá no spam do destinatário. Leia mais a respeito de como resolver isso em nosso tutorial respeito de lista branca, onde explicamos que o ideal é o lado remoto resolver o problema, apesar de ser possível também criar uma entrada de lista branca ignorando o SPF.

Se não há nada no log seria algo para o lado remoto verificar. Peça para o remetente verificar com o administrador dele ou tente descobrir os dados de contato do administrador em http://whois.registro.br. Sendo um domínio internacional, é mais difícil obter o e-mail correto a contatar, mas poderá tentar em https://who.is. Ainda, todo domínio deveria ter uma conta postmaster@ criada para contatos administrativos.

É sempre mais garantido o lado que envia verificar o log, pois pode ser problema do lado deles, nem chegar a bater aqui. O lado que envia sempre saberá exatamente o que ocorreu, claro, por ter log do envio, necessariamente.