Obs.: Caso não saiba como acessar o painel de administração de e-mails, favor ler: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/como-acesso-o-painel-de-administracao-de-e-mails-do-administrador-e-altero-senha-do-mesmo
Após acessar o painel de administração de e-mails, no menu lateral, clique em "Logs/Logs de entrada", conforme tela abaixo.
Vale ressaltar que temos os últimos 30 dias de logs entrantes.
Faça uma busca, tanto por "Cabeçalho From" quanto por "Remetente (Mail From)". Isso porque, há sempre 2 remetentes em um email, o do cabeçalho e o real, que consta nos logs ("Mail From/Sender") e nem sempre são iguais.
Note que, ao passar o mouse em cima do campo Remetente ("Mail From"), é exibido o respectivo Remetente de cabeçalho ("From header").
Note que, no log, constam as colunas data do recebimento, o status (se foi entregue ou recusada), o remetente, o destinatário, o assunto, o IP do servidor remoto, a pontuação do anti-spam (acima de 11 significa que foi marcado como spam e acima de 50 rejeitado), se foi rejeitado por alguma DNSBL (lista negra anti-spam) e se teve falha de SPF (o envio foi feito por um IP não declarado, o que faz com que o e-mail caia no seu spam).
A coluna "Status", que traz o status da entrega, temos "Delivered" (Entregue), "Undelivered" (não entregue), "Rejected" (Rejeitada), "Blacklist" (rejeitada por lista negra do remetente na conta do destinatário) e "Whitelist" (aceita devido a uma entrada de lista branca do remetente na conta do destinatário). Clicando em cima do status, é aberta uma janela indicando o código da mensagem recebida.
Uma rejeição pode ocorrer por pontuação extremamente alta do anti-spam ou alguns bloqueios internos, como DNSBLs (listas negras de reputação dos sistemas remetentes), mas é algo mais raro de se acontecer. Em "Filtragem/IPs confiáveis", você consegue alocar IPs confiáveis que podem fazer com que uma rejeição deixe de ocorrer.
Se na coluna "Status", não consta "Rejected", significa que a mensagem foi entregue.
Há botões para alocar um remetente na "Lista branca & Entregar" a mensagem para a caixa de entrada (caso tenha caído no spam), bem como alocar o remetente em lista negra.
No caso de "Blacklist"/lista negra (remetente alocado na lista negra do destinatário), conforme explicado em tutoriais a respeito, você pode identificar se certo remetente está na lista negra de quaisquer usuários do seu domínio, o que é feito, basicamente, no menu lateral, em "Filtragem/lista negra", marcando a caixa de seleção "Incluir lista negra dos usuários", bastando realizar uma busca por certo remetente na lista negra de todos os seus usuários e remover entradas indevidas, podendo alocar remetentes confiáveis apenas na lista branca. O mesmo pode ser feito para a lista branca, na respectiva opção, pois pode ocorrer de um spammer estar na lista branca de um usuário.
Com relação ao SPF, trata-se de um registro que indica através de quais IPs um domínio pode enviar emails, uma falha, indica que o e-mail veio de um endereço IP não declarado, podendo ser, portanto, e-mail falso ou digno de desconfiança. "Pass" significa que passou e "Fail" indica falha. No caso de falha de SPF (Permerror ou qualquer outro erro, na coluna SPF), o e-mail sempre cairá no spam do destinatário. Leia mais a respeito de como resolver isso em nosso tutorial respeito de lista branca, onde explicamos que o ideal é o lado remoto resolver o problema, apesar de ser possível também criar uma entrada de lista branca ignorando o SPF.
Se não há nada no log seria algo para o lado remoto verificar. Peça para o remetente verificar com o administrador dele ou tente descobrir os dados de contato do administrador em http://whois.registro.br. Sendo um domínio internacional, é mais difícil obter o e-mail correto a contatar, mas poderá tentar em https://who.is. Ainda, todo domínio deveria ter uma conta postmaster@ criada para contatos administrativos.
É sempre mais garantido o lado que envia verificar o log, pois pode ser problema do lado deles, nem chegar a bater aqui. O lado que envia sempre saberá exatamente o que ocorreu, claro, por ter log do envio, necessariamente.