Como rastrear e contabilizar emails enviados externamente por qualquer conta de um domínio (logs / log de envio)?

Obs.: Para ampliação de imagens deste tutorial, clique com o botão da direita em cima delas e escolha "Abrir imagem em nova guia/aba".
Você pode facilmente detectar se um email foi entregue ao servidor de destino com sucesso. Isso não indica que o usuário recebeu o email em sua caixa postal, ja que o sistema de destino pode estar com problemas técnicos ou até apagar um email indevidamente, após recebido. 

De toda forma, saber que foi entregue ao sistema de destino já deve ajudar no contato com o destinatário, a fim de sanar qualquer problema de envio.

Outra dica, testar o envio a partir de outros sistemas, para fins de comparação. Outra dica, por vezes útil, é testar o envio a partir de outros sistemas, para fins de comparação.

Note que mensagens locais, entre contas do seu domínio, não são exibidas no log.

Você consegue obter detalhamento de envio para os últimos 60 dias.

O Painel Emails está acessível na parte superior esquerda do site https://www.lucanet.com.br, em Painéis.

No menu lateral, escolha "Logs/Logs de Saída".

Por padrão, a filtragem está definida para exibir a listagem de e-mails enviados por todos os usuários do domínio no último dia e que foram entregues. Basta clicar no botão "Buscar" para visualizar os resultados. 

Veja como consta:

Caso queira visualizar todos itens, não apenas os entregues, no menu "Visualizar Mensagens", escolha "Todas as Mensagens". Isso é interessante, para se detectar possíveis falhas de envio.

Além da filtragem por "E-mails Entregues" e por "Todas mensagens", você pode alterar o critério de busca e filtrar por mensagens "Temporariamente Rejeitadas" (cota do usuário de destino está cheia, muitos sistemas rejeitam temporariamente e nosso sistema continua tentando entregar o email) ou "Permanentemente Rejeitadas" (por exemplo: e-mail de destino inválido, caixa de destino cheia, seu endereço na lista negra do destinatário, etc.). 

Você tem o menu onde pode escolher o domínio remetente, caso possua mais de um, o período de datas da busca e, caso queira, o e-mail do destinatário no campo "Para", bem como o remetente, no campo "De". Nos campos  "De" e "Para", você pode digitar um e-mail inteiro ou apenas o domínio (ex.: dominio.com.br). Caso deixe o campo destinatário em branco, conforme citado anteriormente, serão exibidos todos os e-mails.

No caso acima, note que, na parte inferior de tela, são exibidos os envios bem-sucedidos (por termos escolhido "Entregues" no menu "Visualizar Mensagens") do dia 18/02. Na parte inferior, o primeiro email que aparece, com assunto "Aviso de retenção", mostra remetente e destinatário (ocultos na tela) e o retorno de erro está em inglês, "Message accepted", ou seja, mensagem aceita. Ainda, consta o retorno exato do sistema remoto, "54.xx.xx.xx accepted message. Remote host said: 250 OK". Trata-se da mensagem recebida pelo sistema remoto, indicando que aceitou a mensagem.

 Isso não é uma garantia que o destinatário tenha recebido, muito menos lido a mensagem, porém há grandes chances disso ocorrer, pelo fato da mensagem ter sido recebida no servidor por ele usado.

Caso tenha dúvidas sobre o que significa um retorno de erro, usualmente exibido em inglês, cogite copiar e colar o termo no Google Translator, em: https://translate.google.com.

O erro temporário (código 4xx), anteriormente referenciado, pode também ser  pode ser problema do lado remoto, indisponível para receber nossa conexão ou "greylisting" (técnica anti-spam que recusa nos primeiros minutos, depois aceita), dentre outros. 

Vale ressaltar que, no caso do nosso sistema não conseguir conexão ao destino (erro temporário 4.xx), avisamos ao remetente após 1 hora e tentamos enviar seu e-mail por 1 dia, em intervalos cada vez maiores de tempo, período após o qual é retornada uma mensagem de erro, caso a entrega realmente seja malsucedida. Nesses casos, deverá notar um erro temporário, iniciado pelo código 4. Segue um exemplo de tal caso:

De e Para: podem constar como "null", pois nosso sistema não chega a conseguir a conexão ao destino.
Status de entrega ao destinatário e status de entrega da mensagem: "Sorry, I wasn't able to establish an SMTP connection. (#4.4.1)"

Exportando resultados

Após realiza uma busca, note o botão "Exportar resultados", do lado direito superior.

Clicando nele, é gerado um arquivo CSV (separado por vírgulas). Pode ser útil para realizar análises variados como, por exemplo, saber quantos e-mails uma conta enviou por mês.

Veja, realiza-se uma busca por uma conta remetente, escolhendo para se exibir "Todas as Mensagens" enviadas no mês e, em seguida, clica-se no botão "Exportar resultados".

Abrimos o Excel e, na aba "Dados", clicamos no ícone "De Text/CSV".

Veja, Excel já compatibiliza todas as colunas, bastando clicar no botão "Carregar".

Dessa forma, é tudo importado devidamente, bastando contar o número de linhas, a fim de determinar o total de envios.