Como rastrear emails enviados externamente por sua conta (logs / log de envio) e verificar limite atual de envios?

Vale ressaltar que o administrador consegue visualizar logs de envio para todas as contas dos seus domínios, conforme referenciado no seguinte tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/como-rastrear-emails-enviados-externamente-por-qualquer-conta-de-um-dominio

O tutorial abaixo é referente a se visualizar logs de envio de uma conta específica, o que até facilita a visualização desse caso específico.

Na parte superior direita do Webmail, clique em "Painel do Usuário".

O painel do usuário será aberto em nova aba do seu navegador. Atenção, o navegador deve bloquear esta nova janela no primeiro acesso, bastando escolher para "liberá-la sempre".

Ressaltando que você pode efetuar login ao WebMail de uma conta pelo painel de administração de e-mails, personificando-a. Detalhes em: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/como-criar-editar-excluir-contas-de-usuarios-contas-de-e-mail-bem-como-controlar-cota-das-mesmas

Clique no ícone "Rastrear Envios".

Você consegue obter detalhamento de envio para os últimos 90 dias.

Por padrão, a filtragem está definida para exibir a listagem de e-mails por você enviados no último dia e que foram entregues. Basta clicar no botão "Buscar" para visualizar os resultados. Em seguida, clique no ícone de seta para a direita, ao lado da data de cada e-mail enviado, a fim de obter detalhes de cada envio.

Caso queira visualizar todos itens, não apenas os entregues, no menu de "Visualizar Mensagens", escolha "Todas as Mensagens" e clique no botão "Buscar".

Vale ressaltar a possibilidade de verificar quantos e-mails sua conta enviou nas últimas 24h. O sistema exibe, por exemplo, 150/300, o que significa que já enviou 150 dos 300 e-mails que tem direito a enviar a cada 24h. O limite é de 300 mensagens para fora por dia por conta, sendo que o limite é atualizado em tempo real. Se fez um envio ontem às 17h, ele será subtraído do total hoje às 17h. Entre em contato conosco, que temos diversas soluções para envio de e-mails em maior quantidade. Claro, o envio de spams (mensagens não solicitadas pelo destinatário), é expressamente proibido.

Voltando à leitura de logs. Após clicar em "Buscar", clique no ícone de seta para a direita, ao lado da data de cada e-mail enviado, a fim de obter detalhes de cada envio. Os retornos de erro são exibidos em inglês, bastando nos indagar em caso de dúvidas ou usar sistema como Google Translator, em https://translate.google.com, copiando e colando o texto para obter respectiva tradução.

Veja um exemplo:

2014-10-27 15:24:35 - test
Sent From: testes33@lucanet.com.br
Sent To: "lucanet33@gmail.com"
Recipient delivery status: Message accepted
Message delivery status: 74.125.193.26 accepted message. Remote host said: 250 2.0.0 OK 1414437875 x11si18095722icx.68 - gsmtp

Note que o status de entrega da mensagem indica que o servidor remoto aceitou a mensagem ("74.125.193.26 accepted message"). 

Em seguida, aparece a resposta do servidor remoto, a saber: Remote host said (Host remoto disse): 250 2.0.0 OK 1414437875 x11si18095722icx.68 - gsmtp

No caso, o servidor remoto (Gmail), informou OK, seguido de alguns códigos. Isso significa que a mensagem foi entregue ao servidor remoto com sucesso, para ser entregue ao destinatário final. Isso não é uma garantia que o destinatário tenha recebido, muito menos lido a mensagem, porém há grandes chances disso ocorrer, pelo fato da mensagem ter sido recebida no servidor por ele usado.

Além da filtragem por "E-mails Entregues", você pode alterar o critério de busca e filtrar por mensagens "Temporariamente Rejeitadas" (por exemplo, quanto a cota do usuário de destino está cheia, muitos sistemas rejeitam temporariamente e nosso sistema continua tentando entregar o email por 1 dia), "Permanentemente Rejeitadas" (por exemplo: e-mail de destino inválido e rejeição do sistema remoto por diversos motivos, como seu endereço estar na lista negra do destinatário, etc.). Você também pode filtrar por período de datas e pelo e-mail de destino para o qual enviou um e-mail.

Vale ressaltar que, no caso do nosso sistema não conseguir conexão ao destino (erro temporário), tentamos enviar seu e-mail por 1 dia, em intervalos cada vez maiores de tempo. Avisamos ao remetente sobre problemas no envio após 4h e, caso a entrega realmente seja malsucedida, enviamos aviso final ao remetente. Nesses casos, deverá notar um erro temporário, iniciado pelo código 4. Segue um exemplo de tal caso:

Status de entrega ao destinatário e status de entrega da mensagem: Sorry, I wasn't able to establish an SMTP connection. (#4.4.1)