Obs.: Caso não saiba como acessar o painel de administração de e-mails, favor ler: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-de-e-mails-do-admin/como-acesso-o-painel-de-administracao-de-e-mails-do-administrador-e-altero-senha-do-mesmo
O recurso de lista de distribuição permite enviar um único e-mail que será repassado a diversas contas especificadas. Pode ser útil para simplificar o envio de e-mails para um grupo de pessoas. Muitas vezes, inclusive, ele é mais interessante que o encaminhamento, já que o encaminhamento não encaminha spam e pode ser desejado distribuir um único endereço em que todos os envolvidos sempre recebam tudo, inclusive spam.
Vale ressaltar que contas de e-mail, apelidos e listas criadas constam no livro de endereços global do seu domínio, referenciado no seguinte tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/contas-sync/como-acessar-o-livro-de-enderecos-global-gal-pelo-webmail
Após logar no painel de administração de e-mails, clique em "Usuários", no menu lateral esquerdo.
Note que temos 2 tipos de listas, Listas e Listas Inteligentes. A principal diferença é que listas não tem proteção, enquanto listas inteligentes podem ser protegidos por permissão de "post" (definição dos que podem enviar versus apenas receber) e por senha.
Além disso, a lista normal pode ser usada num cenário especial, visto ao final deste tutorial, no qual desejamos enviar um aviso para vários domínios, com proteção por senha no envio.
No exemplo abaixo, estamos adicionando um membro externo (e-mail fora do seu domínio) a uma lista normal. No menu "pull-down", por padrão, são apenas apenas membros internos, ou seja, os e-mails do seu domínio são exibidos, podendo acrescentar os desejados como membros da lista. Caso queira acrescentar um membro externo, basta escolher "Membros externos", no primeiro menu "pull-down", na lacuna abaixo, digitar o e-mail externo e clicar no botão "Adicionar membro".
Veja:
Note que é possível, no máximo, 4 e-mails externos, já que o objetivo da lista é redistribuir e-mails em sua organização e não outros fins, como envio de mala direta.
Vejamos, agora, as Listas Inteligentes.
Ao adicionar uma lista inteligente, vejamos as opções.
Além do apelido da lista (no caso, exemplo@emailnuvem.com), note o "Tipo de lista". Podemos optar por especificar membros ou escolher "Todos os usuários do domínio". Esta faz o seguinte, aloca todas as contas do seu domínio automaticamente e as mantém atualizadas. Se uma conta de e-mail nova é acrescentada ao seu domínio, ela automaticamente faz parte da lista, bem como, caso remova uma conta de email do seu domínio, ela será automaticamente removida dessa lista.
O menu pull-down seguinte diz respeito à "Segurança da lista". Veja que podemos escolher que "somente membros podem postar", "Protegida por senha" ou "Sem proteção" (similar a uma lista normal).
Note a caixa de seleção "Envie uma cópia da mensagem para remetente", caso seja para o remetente receber uma cópia do seu envio.
Vamos elucidar sobre o tipo de proteção das listas.
Note que, sempre que for possível, proteja uma lista, pois evita a possibilidade de spams (propagandas) serem enviadas para a mesma, gerando um fluxo maior de e-mails, por mais que tenhamos um ótimo anti-spam.
"Somente membros podem podem postar" é útil para uma lista na qual apenas certos remetentes/destinatários estão participando, não requer receber emails de outros endereços desconhecidos.
Listas protegidas por senhas são ótimas para envios de avisos e newsletters, pois basta passar a senha para pessoas que julga autorizadas.
A lista sem proteção é útil, caso qualquer usuário possa enviar para a mesma.
Vejamos, agora, cada um desses tipos de listas protegidas:
1) Lista sem proteção, similar às listas normais
A janela abaixo é depois de termos acrescentado uma lista nova sem proteção.
Então, clicamos no ícone de membros, a saber:
E veremos esta janela, bastando adicionar os membros internos ou externos, informando, para cada um, se tem direito de "postar" (enviar) mensagens, caso negativo, ele apenas recebe. , apenas adicione membros internos ou externos, informando, para cada um, se tem direito de "postar" (enviar) mensagens, caso negativo, ele apenas recebe.
2) Lista protegida por senha
A tela abaixo aparece após clicarmos para criar uma "Nova lista".
Neste caso, para enviar uma mensagem nessa lista, preciso enviar email para senha@emailnuvem.com e colocar, no assunto, o assunto da seguinte forma:
[teste123]Meu Assunto
Claro, a senha não é exibida para os que recebem a mensagem, é apenas para permitir o envio.
Após clicar em "Atualizar lista inteligente', como no tipo de lista anterior, clicamos no ícone de membros, para adicioná-los, a não ser que tenha escolhido uma lista cuja fonte são "Todos os usuários do domínio", de forma que se deseje apenas adicionar todos emails do seu domínio.
3) Sem proteção
Esta lista pode receber e-mails de qualquer e-mail que seja.
Mesmo assim, você pode definir que certo membro especificado não possa enviar mensagens, entretanto, qualquer e-mail não membro, por padrão, poderá enviar.
Cenário de listas concatenadas, para enviar um aviso a todos os usuários de vários domínios
Vamos agora ao cenário que citamos anteriormente, que envolve uma lista normal (sem ser a lista inteligente) que tem como membros diversas listas inteligentes protegidas por senha.
Esse cenário é útil para enviar algum aviso para várias listas do tipo "Todos os usuários do domínio". Imagine, desejo enviar um comunicado a todos os usuários de todas as contas de 3 domínios da minha hospedagem.
Nas 3 listas, de cada um dos 3 domínios, especifique a mesma senha.
Exemplo dessa lista, colaboradores@dominio1.com.br
Criarei, ainda, uma lista parecida colaboradores@dominio2.com.br e colaboradores@dominio3.com.br.
Em seguida, crio uma única lista normal (sem ser uma lista inteligente) denominada "todos", no domínio que escolher, cujos membros são as listas colaboradores dos 3 domínios.
Veja, os membros são as listas colaboradores@dominio1.com.br, colaboradores@dominio2.com.br e colaboradores@dominio3.com.br, anteriormente criadas
Agora, basta enviar um e-mail para todos@meudominio.com.br e, no assunto, digito a senha, entre colchetes, seguida do assunto.
Exemplo:
[123456]Envio para todos dos 3 domínios
Todos os usuários, dos domínios dominio1.com.br, dominio2.com.br e dominio3.com.br, receberão a mensagem.