Como adicionar um cabeçalho a mensagens recebidas, inclusive as de sistemas externos?

Obs.: Para ampliação de imagens deste tutorial, clique com o botão da direita em cima delas e escolha "Abrir imagem em nova guia/aba".
O painel do usuário pode ser acessado de duas formas.

1) Pelo painel de emails do administração, personificando a conta, conforme tela abaixo.
2) Na parte superior direita do Webmail, clicando em "Painel do usuário".


Em ambos os casos, o painel do usuário será aberto em nova aba do seu navegador. Atenção, o navegador deve bloquear esta nova janela no primeiro, bastando escolher para "liberá-la sempre".

Um cenário popular do recurso de adicionar cabeçalho a e-mails é de empresas que querem alocar um texto em todos os e-mails que vem de fora, ou seja, desconsiderar e-mails locais entre contas do seu domínio e alocar um cabeçalho em todas as mensagens que vem de fora, informando ao usuário do fato, de tratar-se de um email externo, visando toda cautela possível. Isso garante maior segurança, para que seus usuários tenham extremo cuidado em mensagens vindas de fora, bem como identifique mensagens potencialmente forjadas como sendo do seu domínio, mas que na realidade vem de fora.

Isso garante maior segurança, para que seus usuários tenham extremo cuidado em mensagens vindas de fora, bem como identifique mensagens potencialmente forjadas como sendo do seu domínio, mas que na realidade vem de fora.

Não é o único cenário, você pode querer alocar um cabeçalho em outras situações como, por exemplo, de acordo com o assunto ou remetente.

Por exemplo, alguém do @gmail.com envia e-mail para conta do seu domínio. No topo do e-mail, seria acrescentado um cabeçalho com os dizeres "Cuidado! Este e-mail é externo, vem de fora."

Outros cenários são possíveis, como adicionar cabeçalho a todos os emails com regras da empresa. Outros cenários são possíveis, como adicionar cabeçalho a todos os emails com regras da empresa.

Vamos ao procedimento para uma regra, no caso de emails vindos de fora:

Clique no ícone Regras de recebimento

Clique no botão "Nova Regra"

Clique em Nova Condição "OU" e, no menu "pulldown" Combinar Campo, escolha Autenticou SMTP e, no menu "pulldown" Negar Combinação, escolha Sim e clique em adicionar condição. No campo termo, ficará automaticamente definido em "Sim". Isso significa que está negando, quando não autentica SMTP, ou seja, quando vem de fora, já que usuários locais autenticam SMTP.

Veja como fica:

Adicione outra "Nova condição OU", cujo tipo é "De", no campo valor, digite seu domínio (sem o @) e, novamente, negue a regra. (Negar combinação = Sim).

O que estamos fazendo? Verificando, poois se não autenticou, significa que não é alguém do nosso domínio, pois todos do nosso domínio deveriam autenticar. Por outro lado, pode ser algum outro cliente do mesmo servidor que o nosso, que também autentica e, por isso, alocamos uma condição "OU o DE não contém nosso domínio". Dessa forma, estamos detectando emails de outros domínios, podendo excluí-los ou, conforme o exemplo, apenas identificá-los.

Como ação, clique no botão "Adicionar Cabeçalho de Alerta", informe o texto desejado (ex: "Cuidado! E-mail vindo de fora!") do cabeçalho e clique no botão "Adicionar".

Clique no botão "DESABILITADO", ao topo, de forma que a regra fique "HABILITADA" e depois clique no botão "Salvar Regra".

Veja como fica a regra, logo abaixo.

Poderá também alocar a ação de "Excluir", caso não queira permitir mensagens recebidas de fora. Caso faça isso, a conta não deve ter encaminhamentos definidos nela, seria contraditório e o sistema não respeitaria a regra. Ainda, poderá remover a ação "Adicionar Cabeçalho de Alerta".

Ainda, mova esta regra para o todo das regras, clicando nas setas, para que conste antes das regras padrão do sistema, para que ocorra antes da possível movimentação para a pasta de spam e lista negra.

Veja, no caso de ter chamado a regra de "Tag externo", clicamos na seta verde, ao lado da mesma, até deixá-la acima das demais regras:

Outro aspecto a se considerar, e-mails vindos de fora, sem autenticar, com seu domínio no cabeçalho DE. Você pode incrementar a regra acima ou criar outra, antes dela, para cuidar desses casos. A respeito desse cenário, veja: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-do-usuario/como-detecter-e-mails-forjados

É possível, ainda, aplicar tal regra em lote, usando programação API, caso tenha conhecimentos de programação ou esteja disposto a investir nisso. Para detalhes, favor nos contatar.