Como configurar regras para o recebimento de emails?

Obs.: Para ampliação de imagens deste tutorial, clique com o botão da direita em cima delas e escolha "Abrir imagem em nova guia/aba".
O painel do usuário pode ser acessado de duas formas.

1) Pelo painel de emails do administração, personificando a conta, conforme tela abaixo.
2) Na parte superior direita do Webmail, clicando em "Painel do usuário".

 

Em ambos os casos, o painel do usuário será aberto em nova aba do seu navegador. Atenção, o navegador deve bloquear esta nova janela no primeiro, bastando escolher para "liberá-la sempre".

Vamos à criação de uma regra e diversos exemplos de regras.

- Clique em Regras de Recebimento
- Clique no botão Nova Regra
- Informe um nome único para a regra e clique em Adicionar Regras
- Clique no ícone de edição (lápis) ao lado da regra recém-criada

Uma regra é composta de duas seções: Condições e Ações, sendo que você pode adicionar múltiplas condições e ações em uma única regra.

Nas condições, você pode combinar por Remetente (From/De), Para, CC, Assunto, Corpo, Tamanho da mensagem e outros.

- Clique em Nova Condição 'E' (Nova condição do tipo "E")
- Em Combinar Campo, informe o tipo de item (ex: O "DE" ou assunto) e, em Termo, o termo a ser filtrado e clique no botão Adicionar Condição.
- Agora, escolha a ação. Entregar para pasta, Entregar para e-mail, Excluir, Adicionar Reply ou Adicionar Mensagem de rejeição e informe o texto desejado, caso necessário.
- Clique no botão DESABILITADO, na parte superior, para que sua regra fique HABILITADA.
- Clique no botão Salvar Regra

Dica 1: Nas condições, no começo da regra, já há um operador. Inicie a regra, sempre com o primeiro operador em sintonia com os demais. Por exemplo, se deseja uma condição e outra, deve usar "E condição 1 E condição 2" e, por outro lado, uma condição ou outra, use "Ou condição ou condição". Evite misturar os 2 tipos de condições ("E" e "OU"), use apenas um mesmo tempo, costuma atender à maioria dos casos.

Dica 2: Note que sempre, ao alterar algo da regra, ela fica DESABILITADA, sendo requerido clicar no botão DESABILITADO, para ficar HABILITADO. Em seguida ,salve a regra. Dica 4: Note que sempre, ao alterar algo da regra, ela fica DESABILITADA, sendo requerido clicar no botão DESABILITADO, para ficar HABILITADO. Em seguida ,salve a regra.

Dica 3: Para remover uma regra, basta clicar no ícone em forma de documento com sinal de "-", ao lado da regra que deseja excluir. Tal ícone está presente também na construção das múltiplas condições e ações que sua regra pode ter, para que possa remover alguma entrada.

Dica 4: A ordem das regras importa. Procure criar suas regras acima das regras padrão do sistema, "Spamdelivery" e "BlacklistDelete", respectivamente, que podem mover emails para o spam ou apagam mensagens de remetentes em sua lista negra.

Dica 4: Você pode negar uma condição ("Not") escolhendo Negar Combinação: SIM. Cuidado, isso significa que você deseja o contrário do que digitou, ou seja, a negação da condição. Dica 4: Você pode negar uma condição ("Not") escolhendo Negar Combinação: SIM. Cuidado, isso significa que você deseja o contrário do que digitou, ou seja, a negação da condição.



Exemplos de regras

Obs.: Em todas essas regras, o primeiro operador lógico é o AND

- Aceitar emails apenas do domínio seudominio.com.br e do remetente @estepode.com.br

Note que negamos as condições (Negar = SIM), ou seja, quando o DE não contém seudominio.com.br nem estepode.com.br, então rejeita.


- Apagar e-mails quando remetente contém certa string

Quando o DE contém dominio123.com
Excluir

- Para determinado assunto, encaminhar para outro usuário e também para a conta original

Quando o assunto contém texto123
Entregar para e-mail destino@dominio.com
Entregar para pasta INBOX

Importante: Note que é necessário especificar para entregar em sua INBOX, para que continue recebendo os emails também na conta de destino original.

- Para determinado assunto, exclua a mensagem

Útil para certos spams...

Quando o assunto contém texto123
Excluir

- Encaminhar e-mails recebidos em determinada conta, vindas de determinado remetente, para outra conta

Quando o DE contém remetente@dominio.com.br
Entregar para e-mail minhaconta@meudominio.com.br
Entregar para pasta INBOX (para não deixar de entregar também na conta para a qual a mensagem foi originalmente enviada)

- Mover e-mails vindos de determinado remetente para uma pasta especificada


Quando o DE contém remetente@dominio.com.br
Mover para a pasta teste123

- Encaminhar e-mail com determinado tipo de anexo para outra conta e salvá-lo também na conta atual

Quando o Tipo de Arquivo contém .doc
Entregar para email tal@dominio.com
Entregar para pasta INBOX

- Adicionar cabeçalho de alerta

Basta usar a ação "Adicionar cabeçalho de alerta". Veja o exemplo abaixo:

Quando o DE contém sistema@dominio.com.br
Adicionar cabeçalho de alerta
Especifica-se o texto "Atenção, mensagem vinda do sistema!"

Veja tutorial que explica como usar essa condição para etiquetar emails vindo de fora: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-do-usuario/como-adicionar-um-cabecalho-a-mensagens-recebidas

- Rejeitar email e responder com autorresposta

Quando Para ou CC contem meuemail@meudominio.com
"Adicionar mensagem de reieição" e digite o texto "Esta conta não existe mais, favor encaminhar o email tal"

- Fugir de SPF errado ou outras situações em que lista branca não seja possível

Imagine, um sistema não conserta seu SPF, registro que indica através de quais IPs, seu domínio pode enviar emails e isso faz com que suas mensagens caiam no spam. Pode criar uma regra para entregar tais mensagens na inbox.

Quando DE contém empresa@dominio.com
"Entregar para pasta" e escolha a "INBOX"

Há outras situações úteis para essa regra, por exemplo, quando a lista branca não pode ser usada ou um formulário sem autenticação, no qual não se deseja alocar IPs de envio ao SPF.

- Alocar cabeçalho ou excluir e-mails vindo de fora

Veja este tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/painel-do-usuario/como-adicionar-um-cabecalho-a-mensagens-recebidas