Conceitos básicos do AWStats

Antes de mais nada, veja tutorial de como acessar as estatísticas (AWStats) do seu site.

Acesse o Painel Sites, do lado esquerdo superior do site da LucaNet (clicando em Painéis, seguido de Painel Sites). 

Após logado no Painel Sites, clique no domínio, do lado esquerdo, e verá, do lado direito, nas propriedades do seu site, um link, ao lado do texto Stats. No fundo, ao clicar nesse link, é acessado o endereço http://www.seudominio.com.br/stats (substituindo seudominio.com.br pelo seu domínio).

Será aberta nova janela, onde pode efetuar login ao AwStats. Por padrão, costumamos definir o mesmo login e senha do Painel Sites. Através do ícone intitulado "Configurações de Estatísticas, no Painel Sites, você pode alterar as credenciais de login.

Vale visualizar o glossário de termos (em inglês) usados pelo Awstats.

Caso deseje que as estatísticas exibam países de onde acesso estão sendo realizados, bem como hostnames dos IPs, favor abrir um chamado solicitando a instalação do GeoIP.

A seguir, alguns conceitos importantes:

Tráfego (bandwidth)

O tráfego é relativo ao conteúdo transmitido do servidor aos dispositivos (computadores, smartphones, etc.) dos usuários do seu site. Digamos que você tenha em uma página um vídeo de 23MB. Sendo assim, a cada vez que um usuário acessar essa página, o servidor terá de transmitir (trafegar) 23MB para cada um dos usuários.
Na LucaNet, não há limite de tráfego.

Visitas (sessions)

Visitas são os acessos de usuários ao seu site. É importante saber que visita e visitante são dados diferentes, um único usuário (visitante) pode ter visitado seu site 10 vezes. As visitas são equivalentes às sessões. Digamos que um mesmo usuário tenha acessado seu site e no período de uma hora ele tenha navegado por 5 páginas. Isso tudo será considerado uma única sessão com 5 visualizações de página. O período de sessão é diferente para cada ferramenta de estatísticas. Para a ferramenta de estatísticas da LucaNet, o período é de uma hora. Para o Google Analytics é 30 minutos.

Vale dizer também o que é um visitante, levando em consideração que você utilize alguma ferramenta de analytics/estatísticas. O visitante único é aquele usuário que, através de um cookie, consegue ser identificado e representa um único indivíduo, mesmo que ele tenha visitado diversas páginas do site. 

Visualizações de páginas (pageviews)

São, de fato, a quantidade de páginas visitadas em todo o seu site. Enquanto as visitas são caracterizadas como sessões, os pageviews são todas as páginas vistas pelos usuários do site. Sendo assim, o número de pageviews sempre será superior ao número de visitas do site.

Cliques (hits)

São todas as interações que os usuários têm em seu site. Por exemplo: Digamos que o usuário tenha acessado uma primeira página. Nesta página há um link que, se clicado, o levará para uma outra página do site. Pronto! Você acaba que criar uma interação para seu site. E isso é muito útil, visto que pode ajudar na queda da taxa de rejeição e assim ser melhor pontuado pelo Google, o que possivelmente irá te ajudar a ter uma ranqueamento melhor nos motores de busca.

Diferenciando tráfego e visitas ao site

Como dito acima, em uma situação de exemplo, você pode ter 5 mil visitas mensais em seu site e 50GB de tráfego utilizado ou então 20 mil visitas e 10GB de tráfego. Em suma, os dois não possuem uma relação tão direta, enquanto o tráfego depende diretamente do conteúdo que existe em seu site, as visitas acontecem de acordo com a popularidade das suas páginas.

Estatísticas de acesso ao site

Todos esses dados podem ser conferidos logo após logar no AWstats, na opção Resumo.

Resumindo, os visitantes únicos ("unique visitors", não contabilizam caso um mesmo IP volte a acessar) e as visitas contabilizam visitas repetidas de um mesmo IP.

Informações das colunas: Mês | Visitantes únicos | Visitas | Pageviews | Cliques | Tráfego.

Veja também a opção do Google Analytics.