Como restaurar backups?

Se não está localizando algo, favor tentar usar a busca global do WebMail. Detalhes em: https://suporte.lucanet.com.br/kb/configurando-programas-de-e-mail/como-busco-por-e-mails-no-webmail

Caso realmente não localize o e-mail desejado, favor verificar o tutorial abaixo.

Antes de mais nada, sempre recomendamos que clientes façam backups dos seus emails ou até busquem soluções profissionais de arquivamento, especializadas em guardar vários anos de emails, etc., claro, mediante custo do serviço. Caso queira detalhes, basta nos informar. 

Sobre como realizar seus próprios backups: https://suporte.lucanet.com.br/kb/backups/realizando-backups-em-seu-proprio-computador

De toda forma, temos 2 tipos de backups gratuitos e extremamente confiáveis que podem lhe ajudar. Ambos ficam no Painel do usuário. "Backups da conta", backup em forma de imagem, da situação da sua conta e todas suas pastas (caso use IMAP ou Webmail, que usa IMAP), nos últimos 31 dias e "Backups de e-mails recebidos", que são os últimos 31 dias de e-mails recebidos do mundo externo (não traz emails locais), dia a dia.

De forma resumida, como veremos adiante, dependendo da situação, um ou outro backup, ou até ambos, podem ser úteis. Isso porque o backup em forma de imagem ajudaria a restaurar uma pasta inteira, até e-mails antigos que estivessem na pasta, quando o backup foi realizado, que é toda madrugada. Já o outro backup, dos e-mails recebidos do mundo externo, dia a dia, pode ser útil para simplesmente restaurar um e-mail específico que recebeu em certa data. Por vezes, complementa-se um backup com outro, por exemplo, restaura-se todos e-mails da caixa de entrada, conforme situação do backup em forma de imagem da madrugada e complementa-se com os backups recebidos naquele dia, desde a madrugada, até o momento da restauração.

Vale ressaltar que o tutorial explica como restaurar pastas e e-mails mas, caso tenha apagado sua conta inteira, veja a observação ao final deste artigo.

Ainda, se você tem a impressão de que sumiram e-mails, tanto no WebMail quanto em seu programa de e-mail, vale também ler o seguinte tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/webmail-group-office/e-mails-sumiram-o-que-pode-ser

Vamos ao procedimento para restauração de pastas e e-mails.

O painel do usuário pode ser acessado de duas formas.

1) Pelo painel de emails do administração, personificando a conta, conforme tela abaixo.
2) Na parte superior direita do Webmail, clicando em "Painel do usuário".

Vamos aos 2 tipos de backups que temo e como restaurar e-mails/pastas de cada um deles:

1) Backups em forma de imagem

Temos backup de 31 dias na forma de imagens/"snapshots" feitos toda madrugada, contendo todos seus emails em todas suas pastas (caso use IMAP, recomendado e/ou Webmail e armazene emails no servidor). Trata-se de opção "Backup da conta" no Painel Emails da conta em questão.

Esse backup é útil para restaurar emails mais antigos que x dias que estavam em certa pasta e foram perdidos. Por exemplo, perdeu todos emails da sua caixa de entrada ou itens enviados ontem à tarde, poderá obter do backup da conta em forma de imagem feito ontem de madrugada, antes do problema ter ocorrido. Pode, ainda, complementar com nosso outro backup ("Backups de emails recebidos", explicado adiante), dos emails recebidos hoje, já que o backup do "snapshot" é feito de madrugada.

Se perdeu uma pasta inteira, antes de mais nada, verifique pelo webmail, caso não o tenha feito, para ter certeza que não está lá mesmo, possivelmente abaixo de outra pasta, caso tenha sido arrastada acidentalmente. Veja, também, caso a pasta não apareça, se ela não está subscrita. Botão da direita na raiz, ao topo da listagem de emails, em cima do email do usuário e escolha "Assinar pastas". Se não estiver subscrito à pasta, subscreva-se a ela e dê um recarregar no navegador (F5). Caso realmente não localize a pasta, prossiga com este tutorial.

Vejamos, portanto, um vídeo demonstrando a restauração de emails da caixa de entrada no backup em forma de imagem, opção "Backups da conta", no painel do usuário. 

Note que, na primeira vez em que abrimos a opção de "Backups da pasta", pode constar "Não foi possível obter a listagem de pastas", no menu data, na parte inferior. Aguarde uns 5 minutos e recarregue, conforme mostramos no vídeo.

Veja vídeo e leia o parágrafo abaixo, que detalhe o mesmo. 

Vídeo: https://www.emailnuvem.com/videos/backups_da_conta.mp4

Explicação do vídeo: 

Na parte inferior, selecionamos a data, a pasta e, em seguida, na parte superior, para onde desejamos restaurar, podendo escolher "Mesmo que origem", caso queira restaurar para a mesma pasta onde está visualizando os emails (origem, na parte inferior). Então, podemos restaurar emails seletivamente cada email, clicando na caixa de seleção do lado deles e depois, no botão "Restaurar mensagens", ao topo ou a pasta toda, clicando no botão "Restaurar pasta inteira", também ao topo. Note que, ao restaurar uma pasta inteira ou muitos emails sem verificar se já estão na sua conta, você pode gerar duplicados, caso restaure emails para uma pasta que já os possui.

Ainda, na parte inferior, da origem, pastas que possuem subpastas, estão assinaladas com um asterisco (*). Clicando nela, são exibidas suas subpastas e, uma vez dentro de uma subpasta, existe a opção "Voltar", ao topo, para subir um nível, voltar onde você estava.

No backup em forma de imagem, caso use POP, como tal protocolo consiste apenas de caixa de entrada, nossa imagem teria apenas emails que estivessem na sua caixa de entrada nos últimos 31 dias e tudo vai depender muito se usa a opção de manter mensagens no servidor do POP e como estava configurada. De toda forma, temos, além do backup em forma de imagem, por 31 dias, 31 dias de emails recebidos do mundo externo (excluindo-se emails locais), que poderia restaurar. Sobre a diferença entre POP e IMAP, veja: https://suporte.lucanet.com.br/kb/configurando-programas-de-e-mail/qual-protocolo-devo-usar-para-recebimento-de-emails-pop3-ou-imap4

Mais a respeito deste backup, logo a seguir.

2) Backup dos últimos 31 dias de e-mails recebidos do mundo externo, dia a dia

Vamos, agora, à opção "Backups de e-mails recebidos", que são os últimos 31 dias de e-mails recebidos do mundo externo (não traz emails locais), dia a dia  "Backups de e-mails recebidos", que são os últimos 31 dias de backups recebidos do mundo externo (não traz emails locais), dia a dia.

Esse backup é útil caso queira restaurar, por exemplo, todos emails recebidos ontem ou num período de datas. Esse backup não inclui emails localmente, apenas emails recebidos do mundo externo. É útil para complementar um backup de imagem restaurado com demais backups do dia da restauração.

Ao entrar na opção, pode ter que aguardar alguns minutos para ocorrer a carga completa. Então, tecle F5 e deve constar a data, na parte inferior. Por ali, consegue escolher a data, a pasta desejada e ver se localiza o email desejado. Caso positivo, na parte superior esquerda, pode escolher a pasta de destino e então, restaurar emails um a um (clicando na caixa de seleção ao lado da cada um) ou selecionar todos e-mails exibidos naquela página, de uma vez, clicando na caixa de seleção, ao topo. Note que, ao selecionar e restaurar muitos e-mails de uma vez, sem verificar se já estão na origem, pode gerar duplicados, caso restaure emails para uma pasta que já os possui.

Veja vídeo demonstrando essa opção: https://www.emailnuvem.com/videos/backup_emails_recebidos.mp4

Obs.: Caso tenha apagado sua conta inteira, entre em contato conosco, para obtermos todas pastas/e-mails do backup off-site, caso tenha sido excluída nos últimos 31 dias. Ainda, recrie a conta no Painel Emails e nos avise quando fez a exclusão da mesma, para que possamos ajudar. Após restaurarmos a conta, você precisará subscrever às pastas

Obs. 2:  Uma opção, seria criar uma nova conta (precisa ser uma conta nova) e restaurar a imagem toda de certa data. Exemplo: joao@ perdeu vários emails e não sabe bem o que perdeu. Você cria uma conta joao2@ no nosso painel de-emails, com mesmo tamanho da conta joao@ e podemos restaurar todos emails da conta do joao@, do backup em forma de imagem, numa certa data que nos informar, para dentro da joao2@. Note que é requerido informar uma única data exata da origem para fazermos isso, copiarmos os emails do backup em forma de imagem dessa data específica para a outra conta que você criou. O sistema é um backup "simples", feito para se restaurar e-mails perdidos e não um sistema de arquivamento, mais complexo e custoso, no qual se consegue realizar buscas avançadas e restaurar por períodos de datas.

No outro backup, "backups de e-mails recebidos", dia a dia, temos como restaurar de um período de datas.

O cliente pode, então, configurar a conta joao2@ e tentar localizar o que perdeu. Não é recomendado restaurar todos emails da conta joao@ nela mesma, pois geraria duplicados.

Obs. 3: Por padrão, não subscrevemos pastas ao realizarmos restauração. Caso esteja restaurando para uma conta nova ou pastas que não existiam mais em sua conta, não deixe de subscrevê-las. Dê um botão da direita na raiz do WebMail, em cima do seu endereço de e-mail (que está logo acima da caixa de entrada) e escolha "Assinar pastas". Selecione as pastas não subscritas ou clique em "Selecionar todas". Feche esta janela e tecle "f5" para recarregar o WebMail.