Configurando o Thunderbird (gratuito, Windows, Mac e Linux) e definindo pastas-base (enviados, etc.).

Clique aqui para obter o Mozilla Thunderbird.

Após executar o Thunderbird pela primeira vez, clique no link "Ignorar e usar meu e-mail existente". Informe nome, e-mail, senha e clique em Continuar. O sistema já deve detectar os hosts corretos (imap.emailarray.com para recebimento com porta 993 SSL e smtp.emailarray.com para envio com porta 465 SSL), bastando clicar em Concluir.

É possível também configurar uma conta clicando no ícone com 3 traços horizontais, do lado direito superior, seguido de Opções > Configurações de conta. Ainda, outra forma é apertar a tecla ALT no seu teclado, e no menu Ferramentas que será exibido, escolher Configurações de conta.

Em seguida:

  • Clique em Ações de contas no canto inferior esquerdo e escolha "Nova conta de e-mail...".
  • Digite seu Nome Completo, endereço de e-mail, senha da sua conta e clique no botão "Continuar".
  • Thunderbird deve automaticamente detectar as configurações corretas e exibi-las, conforme abaixo:
    • "Servidor de recebimento": imap.emailarray.com
    • "Servidor de envio": smtp.emailarray.com (autenticação do tipo "Senha")
    • "Nome de usuário": Seu e-mail completo
  • Clique no botão "Concluir".

Obs.: Recomendados o protocolo IMAP ao invés de POP, para que tenha backups de todas as pastas da sua conta.

A configuração automática, inclusive, deve configurar a conta como IMAP.

De toda forma, caso queira usar POP, após a detecção automática, clique no botão "Config. Manual" e use como host, pop.emailarray.com (porta 995 SSL ou 110 sem SSL).

Mantendo sincronia das pastas básicas (Enviados, Lixeira) com o WebMail/servidor

Armazenar enviados e lixeira no IMAP é interessante, pois de qualquer local que acesse sua conta (smartphone usando IMAP, WebMail), você verá os itens dessas respectivas pastas. Além disso, nosso servidor, que realiza backups em forma de imagem, fará o backup dos seus itens enviados e lixeira, por residirem no servidor.

Por padrão, Thunderbird já armazena tais itens em pastas do IMAP e exibe as pastas base em Português (ex: Enviados, Lixeira), porém, usa os nomes internamente em inglês, como ocorre no nosso WebMail. Logo, não deve precisar fazer nada e o mapeamento de pastas do WebMail estará correto, também constando em português, conforme poderá testar, confirmando que e-mails enviados e excluídos no Thunderbird estejam nas pastas-base respectivas do WebMail e vice-versa.

De toda forma, caso queira alterar o mapeamento padrão de pastas, no Thunderbird, verifique nas propriedades da conta, na aba "Cópias e pastas". 

Temos também tutorial de como fazer isso no WebMail, na respectiva categoria dele, caso queira manter a mesma pasta de enviados entre os aplicativos. Outros programas serão similares.

Dicas adicionais

- Recomendamos desativar o anti-spam nativo do Thunderbird (na aba Anti-Spam, nas propriedades da conta (três traços horizontais, do lado direito superior/opção Configurações da conta) e usar apenas nosso anti-spam.

- É possível especificar assinaturas para cada conta, nas configurações da conta, clicando em cima da conta desejada (raiz), no campo Texto da assinatura. Ainda, na aba Editar e endereçar, nas propriedades da conta, há diversas configurações referentes ao local de inserção da sua assinatura.

- Para realizar um backup das suas configurações, sugerimos que acesse os três traços horizontais, na parte superior direita, seguido de Ajuda/Dados para suporte. Selecione todas as pastas da sua profile, exceto a pasta mail e as copie para uma outra pasta qualquer. Caso queira, leve a pasta mail também, sendo que o backup ficará maior.

Obs.: Caso precise os dados para configuração manual, veja o seguinte tutorial: https://suporte.lucanet.com.br/kb/configurando-programas-de-e-mail/configuracao-generica-para-programas-de-e-mail